Aloísio assume reitoria da UFRJ

Nesta quinta-feira, dia 3 de julho, o professor Aloisio Teixeira assume oficialmente a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), após ser empossado reitor, na manhã de ontem, pelo Ministro da Educação Cristovam Buarque, em ato realizado em Brasília.

agencia624T.jpgO novo reitor presidirá, a partir das 10 horas desta quinta-feira, Sessão Extraordinária do Conselho Universitário, órgão máximo da UFRJ, quando serão aprovadas as indicações dos sub-reitores e da prefeita da Cidade Universitária.
Após a nomeação da nova equipe de trabalho da reitoria, que conta com a presença da professora Sylvia Vargas como vice-reitora, o professor Aloísio Teixeira anunciará as linhas de trabalho prioritárias para a universidade.
Um dos maiores centros de ensino e pesquisa do país, a UFRJ reúne oito hospitais, 40 bibliotecas, laboratórios de alta tecnologia, seis centros universitários (institutos, escolas, faculdades e órgãos suplementares), cerca de 40 mil alunos, distribuídos por 148 cursos de graduação e 91 programas de pós-graduação, 3.200 professores e aproximadamente 10 mil funcionários. Um universo de desafios a ser enfrentado, desde a consolidação da excelência acadêmica de seus cursos à falta de segurança nos campi.
Afinado com as políticas de valorização da educação defendidas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o professor Aloísio Teixeira enfatiza a necessidade de ampliação dos recursos destinados às universidades públicas federais como indispensável para aprimorar a qualidade do ensino, dos trabalhos de pesquisa científica e tecnológica e de extensão universitária realizados pela UFRJ.
Entre os projetos prioritários formulados pela nova gestão, está o resgate da integração do campus do Fundão com a comunidade da Maré e outros núcleos populacionais em torno. “ Trata-se de reforçar o compromisso da universidade pública com as mudanças sociais que visem romper com décadas de exclusão social”, afirmou o novo reitor.
Aloísio Teixeira é doutor em economia e professor titular do Instituto de Economia da UFRJ desde 1993, e mesmo exercendo o cargo de reitor pretende continuar ministrando aulas. Atuou, também, como diretor da Finep, secretário do Conselho Interministerial de Preços, Superintendente da Sunab, Secretário de Planejamento da Prefeitura do Rio e diretor da Embratel.