Começou ontem Seminário da Previdência no CT

Começou ontem no CT o Seminário “A Questão da Previdência Social e a Universidade”. O reitor em exercício Sérgio Fracalanzza esteve presente.

Foi aberto, no dia 18, no auditório do Centro de Tecnologia, pelo reitor em exercício Sérgio Fracalanzza, o Seminário “A Questão da Previdência Social e a Universidade”. Fracalanzza ressaltou o papel da Universidade de se colocar à disposição do governo federal, e mostrou-se preocupado com o tema em debate, apontando para uma possível “perda de cérebros”, caso os professores antigos decidam antecipar suas aposentadorias, para escapar das novas regras. Após expor os planos do governo para a reforma, o Secretário da Previdência, Helmut Schwarzer, recebeu críticas dos representantes da Adufrj, Sintufrj e Pós-Graduação, que se posicionaram contra propostas como a previdência complementar. Seguiram-se as falas da deputada federal Jandira Feghali, e do professor do Instituto de Economia Aloísio Teixeira.
Em sua exposição, o Secretário do governo Lula disse ser fundamental o debate sobre a reforma da Previdência e falou que não há necessidade de professores precipitarem suas aposentadorias. A seguir, Schwarzer apresentou, com gráficos e tabelas, as propostas governamentais, como incentivar a filiação, combater fraudes, recuperar créditos e aumentar a idade de aposentadoria.
O estabelecimento do PL9 (teto único para servidores públicos e privados, com possibilidade de previdência complementar para os servidores públicos) e o déficit da seguridade social, de 17 bilhões, foram os temas mais polêmicos. Segundo Jandira Feghali, a longevidade é mal vista pelo governo há dez anos, e ressaltou que a grande imprensa se refere ao servidor público como privilegiado.
Aloísio Teixeira disse que a “seguridade não é deficitária, mas sim uma fonte de recursos para pagar a dívida pública”, e ressaltou a importância do servidor público como integrantes do Estado brasileiro, que devem trabalhar para sua reconstrução.
Para hoje, dia 19, estão previstas as presenças do presidente do BNDES, Carlos Lessa, Eduardo Alves (CONDSEF), João Eduardo N. da Fonseca (CLA), Rodolfo Fonseca ( presidente da ANFIP), Clemilce Samfim (diretora da AFIPERJ) e Benedito Claudio Passos (pesquisador da COPPE). A seguir, serão formados grupos de trabalho para elaborar a Carta do Seminário (Anais), com propostas sobre a reforma da Previdência.