Nota da Reitoria sobre a reintegração do Bingo

A UFRJ foi surpreendida, no fim de semana passado, com a decisão do Excelentíssimo Senhor Juiz da 3ª Turma do TRF- 2ª Região, que autorizou a empresa Amauta Administração de Serviços Ltda. a reinstalar os equipamentos de jogos de azar no imóvel da rua Lauro Miller nº 1, recém-reintegrado a seu patrimônio. A medida prejudica sensivelmente atividades acadêmicas e culturais já programadas.

A Procuradoria da UFRJ comunicou o fato imediatamente à Advocacia Geral da União – AGU, encarregada da ação judicial que trata do assunto, para tomar as medidas cabíveis.

Em janeiro último a UFRJ teve reintegrado ao seu patrimônio o terreno e edificações existentes, até então ocupado por uma casa de jogos de azar. A partir daí, por decisão do Conselho Superior de Coordenação Executiva da UFRJ, o Fórum de Ciência e Cultura desenvolveu estudos destinados a ocupação deste espaço.

O escopo básico deste planejamento contemplará a ampliação em termos quantitativos, mas, sobretudo substantivos, de suas atribuições culturais e acadêmicas, permitindo uma interação mais efetiva, não só entre os diferentes Centros e Unidades desta Universidade, como também com a sociedade em geral. Ou seja, possibilitará ao Fórum de Ciência e Cultura dar maior visibilidade ao seu compromisso com o desenvolvimento científico, artístico, cultural, tecnológico e político do país. O FCC é um espaço privilegiado para o intercâmbio e a geração de conhecimento e atua como canal de troca, de dinamização e divulgação do que é produzido no âmbito da UFRJ que, sem dúvida alguma, ocupa espaço de destaque entre as universidades brasileiras e latino-americanas.

O projeto de criação do futuro Centro Cultural da UFRJ e da cidade do Rio de Janeiro tem os seguintes equipamentos culturais:

1. Cinema de porte médio – 200 lugares
2. Teatro de multiuso – 150 lugares