Informações em Saúde

O Centro de Informação em Saúde para Viajantes foi criado em 1997 por docentes da área de Doenças Infecciosas do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ. O projeto nasceu graças à importância de uma iniciativa como essa e aos diferentes fatores que trazem ao Rio de Janeiro o risco da emergência de doenças infecciosas.

O Centro de Informação em Saúde para Viajantes foi criado em 1997 por docentes da área de Doenças Infecciosas do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ. O projeto nasceu graças à importância de uma iniciativa como essa e à situação geográfica do Rio de Janeiro, ao grande trânsito de pessoas de diversas partes do país e do mundo, à situação precária em que vive boa parte da população e à presença de transmissores eficientes – fatores que implicam um óbvio risco potencial para doenças como cólera, poliomielite, dengue febre amarela e malária.
O projeto foi implantado com o apoio do Núcleo de Estudos da Saúde Coletiva (NESC) e tem como objetivo a prevenção de doenças em viajantes, através do atendimento individual e em consultorias para empresas; produção, coleção, análise e disseminação de informações relativas ao tratamento de doenças em viajantes e a organização de um sistema de vigilância para doenças infecciosas emergentes. Além de todas essas atribuições, o Cives é também um espaço de aprendizado e treinamento de alunos de graduação e pós graduação da Faculdade de Medicina e de outras unidades da UFRJ.
As consultas realizadas pelo Cives são individuais e com horário previamente marcado pelo telefone 2562-6213. O agendamento deve ser feito com a maior antecedência possível (é recomendado um mínimo de trinta dias). O atendimento é feito por um infectologista e, para que a consulta seja o mais eficiente possível, o horário marcado deve ser observado atentamente. Atrasos superiores a dez minutos são desaconselháveis. É importante também que estejam disponíveis informações a respeito do roteiro de viagem do atendido, doenças anteriores, alergias a alimentos e medicamentos, tratamento médico em curso, gestação ou possibilidade de gestação em curso e comprovantes de vacinas recebidas anteriormente (inclusive o Cartão de Vacinação da Infância).
O Cives também presta serviços de consultoria a empresas e instituições que tenham atividades em áreas de risco de aquisição de doenças infecciosas, através de contrato assinado por intermédio da Fundação Universitária José Bonifácio. As consultas e os contatos para consultoria devem ser marcados portelefone ou pelo e-mail agenda@cives.ufrj.br. Maiores informações em www.cives.ufrj.br