SONDA acompanha pacientes com câncer de mama

O Laboratório SONDA do Departamento de Bioquímica Médica e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ estão realizando uma pesquisa para identificar o perfil de mulheres com câncer de mama atendidas no HU. A equipe formada pelo mastologista Afrânio Oliveira, a psiquiatra Alicia Navarro, o professor Franklin Rumjanen e a médica Concy Caldeira, avalia a parte molecular (DNA) do diagnóstico e psicossocial além de constatar o impacto que o estudo está causando a essas mulheres. “A pesquisa vai nos mostrar se há mutações no DNA dessas pacientes que identifique uma relação com a cidade em que residem”, explica o prof. Franklin Rumjanen, do Laboratório SONDA. O projeto prevê uma análise em aproximadamente 300 mulheres por ano.
O Laboratório realiza também exames de DNA em cadáveres para ajudar na identificação de pessoas desaparecidas, como foi o caso do jornalista Tim Lopes e, mais recentemente, a de um soldado do exército, desaparecido em um acidente de barco no Rio Amazonas.
Trabalhos sobre genética de populações, assim como sobre o desenvolvimento de novas técnicas, como por exemplo a análise com DNA mitocondrial também são oferecidos pelo SONDA.
Criado em 1994 com o objetivo específico de realizar investigação de paternidade por DNA como prestação de serviços para a comunidade em geral. O Laboratório SONDA-UFRJ possui convênio com a FUJB e os recursos que arrecada, apoia a pesquisa científica do Schistosoma mansoni, assim como diversas outras pesquisas acadêmicas.
A oferta de serviços de investigação de paternidade por DNA para a comunidade a partir de um laboratório instalado numa universidade pública constituiu uma iniciativa pioneira no Brasil.
Desde sua criação, o laboratório SONDA-UFRJ já resolveu mais de 3100 casos de paternidade no Rio de Janeiro e em outros estados. Isso significa uma média de aproximadamente 9300 indivíduos tipados. O SONDA-UFRJ, já resolveu também alguns casos forenses envolvendo a análise de restos mortais em casos de crimes e de desaparecimentos. Ao longo desses anos, o laboratório adquiriu uma sólida reputação e graças a isso tem convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Esse convênio prevê também uma cota de exames gratuitos. Através do laboratório SONDA-UFRJ, já foram oferecidos cursos de extensão visando treinar vários profissionais na área de análise forense.