Sem título da matéria

O Celso Furtado recebeu o título de Professor Honoris Causa das mãos do reitor Carlos Lessa, dia 2 de dezembro, no Forum de Ciência e Cultura.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu o título de Professor Honoris Causa a Celso Furtado no dia 2 de dezembro, às 17h30, no Salão Pedro Calmon, no Forum de Ciência e Cultura. A entrega foi feita pelo reitor da UFRJ, prof. Carlos Lessa.
Celso Furtado nasceu em 26 de julho de 1920, em Pombal, Paraíba. Tornou-se bacharel em Direito pela FND/UB em 1944, e em 1948 Doutor em Economia pela Universidade de Paris. A Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL, a grande escola de pensamento latino-americana, teve o professor como um de seus fundadores. A partir de 1957, em Cambridge começa a formular o material que comporá o clássico Formação Econômica do Brasil. De 1965 a 1978, foi professor da Faculdade de Direito da Faculdade de Paris Sorbonne, na American University, na Colombian University, na Universidade das Nações Unidas.
Sua carreira de homem público começou em 1953, ao chefiar o grupo misto CEPAL/BNDE, de sustentação ao Plano de Metas do governo JK. Com o Grupo de Ttrabalho pelo Desenvolvimento do Nordeste, GTDN, repensa radicalmente a questão regional no Brasil a partir de 1958. Ministro do Planejamento em 1960, foi cassado pelo movimento golpista em 1964. Na Nova República, voltou a ser Ministro, mas com a pasta da Cultura.
Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1997, Furtado tem mais de 30 livros e é publicado em mais de dez idiomas, entre os quais o chinês e o farsi.