Categorias
Memória

Sem título da matéria

A SR-2 dá início dia 26 de novembro, se estendendo até o dia 28, a XXIV Jornada de Iniciação Científica e a XIV Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, no auditório do CT, na Ilha do Fundão.

A Sub-reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa – SR-2 realiza a XXIV Jornada de Iniciação Científica e a XIV Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ nos dias 26, 27 e 28 de novembro, ás 9h30 no Auditório do Centro de Tecnologia, Bloco A – Ilha do Fundão. A sessão de abertura será proferida pelo professor Jorge A. Guimarães, emérito da UFRJ e coordenador do projeto junto à SR-2 que falará sobre “O contraste entre desempenho científico e o desprestígio da ciência no Brasil. Desafios para mudanças”.
O desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) nos últimos 30 anos é hoje plenamente reconhecido, sendo claramente demostrado pelos indicadores internacionais. Esses avanços estão concentrados, num pequeno número de áreas, exatamente as mais profissionais, que respondem efetivamente pelo desempenho mais qualificado da ciência brasileira. “Assim, são muitos os desafios para permitir enfrentar as demandas do próprio crescimento, reduzir a grande defasagem no desempenho de muitas áreas e sobretudo atender à crescente demanda do segmento produtivo. São desafios a serem vencidos de modo a aumentar e consolidar a massa crítica de cientistas capazes de fazer avançar nosso desempenho qualificado e produzir a desejada inovação tecnológica nesta e nas próximas décadas”, explica Jorge Guimarães.
A presença da ciência brasileira na bibliografia internacional somente tornou-se significativa a partir do final da década de 60, após a criação da pós-graduação e desde então tem crescido continuamente. De 1973 para 2001, a produção científica cresceu de 792 para 10.619 artigos um crescimento de 13,4 vezes no país e 8,1 vezes o do somatório de todos os países, permitindo situar o Brasil, atualmente, na 17a posição no “ranking” dos países maiores produtores de conhecimentos novos, com 1.41% da produção mundial.
Segundo Jorge o crescimento da ciência é devido ao aumento do numero de profissionais formados na pós-graduação que entraram no sistema de C&T. “Outro componente importante neste quadro, que completa um ciclo virtuoso da C&T no Brasil é o sucesso do nosso programa de Iniciação Científica (IC), que alimenta, efetivamente, nossos programas de formação pós-graduada, possibilitando redução de gastos na formação de mestres e doutores, propiciando o acelerado amadurecimento observado entre os jovens pesquisadores oriundos da IC. Podemos, portanto, afirmar com convicção, que o investimento na pós-graduação e na iniciação científica vem produzindo resultados expressivos”.

Histórico

Em 1978, o Prof. Giulio Masarani, do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ, que é parte do Centro de Tecnologia (CT), organizou a primeira Jornada CT/CCMN de Iniciação Científica que viria a se transformar na atual Jornada de Iniciação Científica e Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ. Naquela ano, a jornada envolveu apenas o Centro de Tecnologia e o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). O número de trabalhos apresentados era de poucas dezenas. Em 1985, a Jornada CCMN/CT de Iniciação Científica, como ficou conhecida por oito anos, evoluiu para a Jornada Interna de Iniciação Científica da UFRJ, tendo a apresentação de quase uma centena de trabalhos de diversos Centros da Universidade.