Lab Dop / Ladetec credenciado para antidopping

O Lab Dop / Ladetec – Laboratório de Controle de Dopagem, que funciona no Instituto de Química desde 1984, foi credenciado para fazer exame antidopping em competições internacionais através de contrato assinado pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; do Esporte e Turismo; pelo presidente do Inmetro, Armando Mariante Carvalho; pelo secretário Nacional de Esporte e pelo coordenador do Ladetec professor Carlos Arthur. Com isso, o laboratório passa a contar com a credencial das principais entidades esportivas internacionais – como o Comitê Olímpico Internacional e a Fifa.

O credenciamento permite que o laboratório teste exames – que devem chegar a 400 – já durante os Jogos Sul Americanos, de 1º a 11 de agosto, em quatro capitais brasileiras. Os outros campos de atuação serão as Olimpíadas e demais competições esportivas. Além da economia conseguida com o fim das importações de testes dos EUA, o Brasil poderá certificar a qualidade das carnes bovina, suína e de frango nacional para exportação.