Pelo Campus

Novo espaço para mães e pais universitários

Núcleo de Acolhimento Parental (NAP) conta com equipamentos para amamentação e para atividades lúdicas para crianças

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) agora dispõe de um espaço de inclusão para mães e pais equilibrarem as demandas familiares com a vida universitária. O Núcleo de Acolhimento Parental (NAP) é uma iniciativa dos alunos de pós-graduação em Engenharia Nuclear do  Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Copppe/UFRJ). Inaugurado no dia 13/5, o espaço é pioneiro na unidade.

Localizado na sala G200, do Centro de Tecnologia (CT), o NAP é um ambiente destinado à amamentação e retirada de leite que se propõe a ser um refúgio para os pais. O espaço é equipado com frigobar para armazenamento de leite materno e demais alimentos para o bebê, cadeira de amamentação e alimentação, berço e trocador. Para as crianças maiores, existem brinquedos lúdicos e educativos, além de mesa e cadeira infantil para fazer atividades.

“Essa iniciativa exemplifica a sensibilidade e a preocupação dos alunos em criar um ambiente inclusivo e solidário dentro do campus universitário. Eles estão demonstrando um compromisso com a comunidade acadêmica e a inclusão de todos os membros” afirma a coordenadora do NAP, Inayá Lima.

O núcleo foi criado sob coordenação da professora e conta com o aval de todo o colegiado do Programa de Engenharia Nuclear (PEN). “A proposta foi acolhida desde a sua concepção pela Coordenação do PEN, que viabilizou a disponibilização e a montagem do NAP por meio da escuta ativa das necessidades de alunos e pesquisadores.” O espaço também conta com o apoio do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica e está à disposição para uso pelos alunos da graduação. A professora explica que a utilização poderá ser expandida para os demais programas da Coppe e da Politécnica se houver incentivo de espaço físico por parte das unidades, pois hoje é limitado.

Conheça também outra iniciativa para o acolhimento de mães universitárias, noticiada pelo Conexão UFRJ em 2023. O projeto de extensão, criado pela extensão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), incentiva práticas de relaxamento ao ar livre.