Categorias
Sociedade

UFRJ coordena debate sobre Governança Global no G20 Social

Evento acontece nos dias 14 e 15/11 no Armazém da Utopia, na Zona Portuária

Por Carine Prevedello

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participa dos debates do G20 Social, atividade paralela à Reunião de Cúpula do G20, na próxima semana no Rio de Janeiro. A delegação da UFRJ é formada por cerca de 90 pessoas, entre docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, que atuam como facilitadores e relatores em diferentes discussões. Todos os participantes são voluntários e atenderam a chamadas promovidas pela Universidade. 

Serão duas mesas de debate geridas pela UFRJ, entre elas uma discussão sobre “Desafios da Governança Global”, marcada para esta sexta-feira, 15/11, às 16h, no Espaço Kobra. A professora Dalia Maimon Schiray, do Instituto de Economia (IE), coordenadora do Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade,  mediará o painel junto com os professores Luiz Carlos Prado, Paulo Hauss e  representantes do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE). A abertura do G20 Social aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, 14/11, no Museu do Amanhã, com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da primeira-dama do país, Rosângela Lula da Silva, a Janja. 

Esta é a primeira vez em que a sociedade civil terá um espaço amplo e estruturado para apresentar suas contribuições ao processo global. A professora Schiray destaca a importância da atuação da UFRJ tanto em termos acadêmicos quanto de extensão, com a participação junto à sociedade: “Nossa mesa vai abordar a nova ordem internacional, com o Sul Global, reivindicando sua parte na agenda de decisões políticas. Vamos também especular sobre as possíveis mudanças com a nova presidência de Trump nos Estados Unidos”. De acordo com as diretrizes divulgadas na programação oficial, a iniciativa do G20 Social demonstra o compromisso brasileiro com uma governança inclusiva.

O que é o G20 Social

O G20 Social é um pré-evento, com atividades preliminares e preparatórias, à 19ª cúpula de chefes de Estado e de governo dos países-membros do G20. São 19 países-membros, de todos os continentes, além de representantes da União Africana e da União Europeia. No total, as atividades da cúpula incluem mais de 130 reuniões online e presenciais. As prioridades  do governo brasileiro são as discussões a respeito do combate à fome, à pobreza e à desigualdade, do desenvolvimento sustentável e da reforma da governança global.

Para o G20 Social, entre os dias 14 e 15/11, estão programadas discussões de grupos de trabalho voltados para a sociedade civil, juventude, negócios, cidades, ciências, startups, entre outras áreas de conhecimento. Além do G20 Social, acontecerão, como atividades paralelas à cúpula dos líderes do G20, outras duas ações: a Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza e o Cria G20.

A programação completa do G20 Social pode ser acessada no link: https://www.gov.br/secretariageral/ptbr/g20social/20241107G20SocialProgramacao.pdf

Debate tem foco no em colaboração para o progresso social | Foto: UFRJ/Divulgação