Institucional

UFRJ é instituição com mais membros eleitos na Academia Brasileira de Ciências para 2023

Universidade lidera com oito pesquisadores, entre eles a reitora Denise Pires de Carvalho

Atualizado às 12h03 de 2/12/2022

A ABC corrigiu a afiliação da pesquisadora Priscilla Christina Olsen por volta de 11h30 de 2/12/2022 e, assim, a UFRJ subiu de sete para oito pesquisadores eleitos.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi a instituição com o maior número de membros eleitos − titulares, correspondentes e afiliados − da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a posse que acontecerá em 2023. O resultado do processo eleitoral foi divulgado na quinta, 1º/12. Oito pesquisadores da Universidade foram escolhidos.

São eles:

Além da UFRJ, figuram na listagem a Universidade de São Paulo (USP), com cinco nomeações, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com quatro. Os cientistas tomarão posse no dia 1º/1/2023. Entenda como foi a eleição.

A Associação

A ABC foi fundada em 1916 e é uma entidade independente. Ela atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas relevantes para a sociedade, para dar subsídios científicos à formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem-estar social do Brasil, além da interação entre os cientistas brasileiros e estrangeiros. É reconhecida como uma das mais antigas e prestigiadas associações de cientistas brasileiros.

Entre suas missões estão reconhecer e estimular, por meio de rigoroso processo de seleção entre pares, o ingresso em seus quadros dos mais importantes pesquisadores brasileiros, que, pela liderança que exercem no avanço das atividades científicas e tecnológicas do Brasil, podem ser considerados os representantes mais legítimos da comunidade científica nacional.

Também é missão da ABC representar, nacional e internacionalmente, a comunidade científica brasileira para a implementação de uma política de ciência, tecnologia e inovação que promova o desenvolvimento da ciência em benefício da sociedade. Promover a mobilização da comunidade científica para que atue junto aos poderes constituídos visando ao avanço científico e tecnológico nacional e ao incentivo à inovação também está entre as atribuições da ABC.