Institucional

UFRJ sedia encontro do GT de Ciência, Tecnologia e Inovação do Gabinete de Transição do Governo

A reunião ocorreu no auditório da Coppe e contou com a participação de ministros e da reitora Denise Pires de Carvalho

A UFRJ sediou, no dia 25/11, a reunião do Grupo Temático de Ciência, Tecnologia e Inovação do Gabinete de Transição do Governo Lula–Alckmin. O encontro foi realizado no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), localizado no Centro de Tecnologia 2 (CT2) da instituição.

Foram convidados para o evento membros do GT, entidades científicas e acadêmicas, movimentos sociais, organizações empresariais, servidores, gestores da área de tecnologia da informação e representantes parlamentares. Os presentes contribuíram com propostas, sugestões e reivindicações durante o encontro, que teve como objetivo receber e discutir contribuições para o momento de transição do Governo.

O ex-secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia do governo Lula, Luiz Antônio Elias, presidiu a sessão, que contou ainda com a participação do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Dilma Rousseff, Celso Pansera; do ex-presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), professor Luis Manuel Rebelo Fernandes; e do ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu de Castro Moreira, todos integrantes do GT. Compuseram a mesa a reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho; o vice-reitor, professor Carlos Frederico Leão Rocha; e o diretor da Coppe, professor Romildo Toledo.

O GT conta com a presença de ex-ministros, além de representação da UFRJ, com participação da própria reitora em reuniões com integrantes do grupo de transição, para que se retome o crescimento científico, tecnológico e a inovação no Brasil.

“Considero que foi muito relevante para a UFRJ receber o Grupo de Trabalho e protagonizar a transição na área de ciência, tecnologia e inovação, porque, afinal de contas, nós somos uma das instituições que mais produzem ciência, tecnologia no nosso país”, avalia Denise Pires de Carvalho.

Recomposição do orçamento

O encontro foi acompanhado por um auditório cheio, com cerca de 150 pessoas, além de 100 participantes em formato remoto, capacidade máxima permitida pela sala da plataforma Zoom. No YouTube, mais de 300 usuários acompanharam a reunião.

“Isso demonstra claramente o interesse da comunidade acadêmica nas políticas que devem voltar a ser implantadas na área de ciência, tecnologia e inovação no país”, afirma a reitora, que considera um dos maiores desafios do novo governo a recomposição do orçamento do ministério e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Durante o evento, o professor Romildo Toledo destacou a escolha da Coppe como local para a reunião do GT e ressaltou que a presença dos participantes na maior universidade do sistema federal é uma sinalização positiva, “É para isso que nós trabalhamos, para gerar conhecimento, formar capital humano e servir à sociedade. Temos a confiança de que levarão o recado aos demais membros do gabinete de transição e esperamos receber, em breve, a equipe escolhida pelo presidente Lula. É muito importante que este diálogo tenha continuidade”, destaca a nota da Coppe sobre o tema.