O Cerrado, o fogo e a fronteira agrícola

No podcast da semana, ouvimos pesquisadoras da UFRJ e da Universidade de Lisboa para entender a relação entre as queimadas e a ação humana

Que relação há entre as queimadas no Cerrado e a expansão das fronteiras agrícolas? Nesta semana, no podcast do Conexão UFRJ, tentamos responder a essa questão ouvindo Renata Libonati, professora do Departamento de Meteorologia, e Patrícia Silva, doutoranda da Universidade de Lisboa em cooperação com a UFRJ. Elas apresentam um estudo inédito que compreende o comportamento do fogo no bioma nos últimos 20 anos.

Uma das conclusões é que a região do Matopiba – fronteira agrícola estabelecida entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – tem sofrido mais com focos de incêndio maiores e mais descontrolados. Outra conclusão é que o manejo específico para cada uma das 19 ecorregiões do bioma se faz urgente e deve estar aliado à conservação.

No Conexão n° 37 você confere também: P5, nova variante do coronavírus, é detectada no interior do estado; na Ronda Maré de Notícias, tudo sobre a vacinação no maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro; está em cartaz a exposição virtual Para Além da Margem, com trabalhos de artistas negras.

O podcast Conexão UFRJ é produzido desde outubro de 2020 pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Ficha técnica

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção das matérias: Patrícia da Veiga, Carolina Correia e Vanessa Almeida
Roteiro e edição jornalística: Patrícia da Veiga
Ronda Maré de Notícias: Tamyres Matos
Locução: Vinicius Lyra e Tassia Menezes
Edição: Victor Vieira e Vinicius Lyra
Trilha: http://partnersinrhyme.com/