A UFRJ segue no topo da lista das melhores universidades do Brasil. De acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), a Federal do Rio é a segunda melhor, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), por uma diferença de 0,23 ponto.
O RUF é realizado anualmente desde 2012 pelo jornal Folha de São Paulo e, nas sete edições, a UFRJ sempre esteve entre as três primeiras colocadas. São analisados cinco critérios para a composição da nota final: ensino, pesquisa, internacionalização, mercado e inovação. Neste último, a Universidade é a líder do ranking.
A avaliação engloba as 196 instituições brasileiras públicas e privadas de ensino superior. Os cursos também são analisados individualmente. Na UFRJ, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Matemática, Geografia e Serviço Social destacaram-se: são os melhores cursos do país.
O reitor, Roberto Leher, comemorou o fato de a UFRJ seguir como uma instituição de referência para a produção científica no Brasil. “É motivo de orgulho o fato de que, em todos os levantamentos feitos sobre as melhores universidades brasileiras, a UFRJ brilha como uma instituição de altíssima qualidade, de reconhecimento mundial”, afirmou.
*foto: Divulgação – Parque Tecnológico