A UFRJ inaugura nesta sexta (12/5), às 9h30, o primeiro espectrômetro de 900 MHz NMR da América Latina. O equipamento foi adquirido pelo Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), unidade do Centro de Ciências da Saúde da Universidade.
O espectrômetro é utilizado para investigar a estrutura e o comportamento de moléculas e proteínas em estudos de virologia, doenças degenerativas e produção de medicamentos, entre outros, por meio de ressonância magnética nuclear (RMN). O equipamento será incorporado à estrutura já existente no Cenabio e trará um salto de qualidade para pesquisas sobre diversas doenças, como câncer, Alzheimer e Parkinson. Também beneficiará os estudos sobre dengue, zika, febre amarela e chicungunha, beneficiando uma rede de aproximadamente 400 pesquisadores do Brasil e América Latina.
O evento terá início às 8h40, com recepção do público, seguida de apresentação do diretor do Cenabio, professor Adalberto Vieyra. Às 9h30, o espectrômetro será apresentado ao público.
* A apresentação será em inglês
SERVIÇO
O que:
Inauguração do espectrômetro de 900 MHz NMR do Cenabio-UFRJ
Quando: sexta-feira (12/5)
Onde: auditório do Bloco N do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ilha do Fundão, 2 andar – Acesso pela Rua César Pernetta s/n, conforme mapa disponível no mapa abaixo
Horário
8h40 – credenciamento e café da manhã
9h – apresentação pela Direção do Cenabio
9h30 – deslocamento para as instalações do Cenabio e inauguração
Confira aqui a programação da tarde
Atendimento à imprensa
Assessoria de Imprensa da UFRJ
(21) 3938-9608
Credenciamento pelo e-mail assessoria@reitoria.ufrj.br