Por Jean Souza e Fernanda Freitas
O pesquisador Artur Avila foi agraciado esta semana com a Medalha Fields, premiação considerada o Nobel da Matemática. A cerimônia de entrega aconteceu na Coreia do Sul, no dia 12/8, durante o Congresso Internacional de Matemáticos.
A conquista de Artur o coloca no posto de primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a medalha, concedida a cada quatro anos pela União Internacional de Matemáticos.
Artur foi aluno de graduação da UFRJ, onde concluiu o curso em 2001, no Instituto de Matemática. Professores da universidade receberam com orgulho a notícia, o que levou o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ a publicar nesta quinta-feira (14/8) uma moção, parabenizando-o pelo feito.
Leia, abaixo, a íntegra do documento:
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO IMPA, À UFRJ E AO MATEMÁTICO ARTUR AVILA CORDEIRO DE MELO
O Consuni, reunido em sessão no dia 14 de agosto de 2014, se soma às felicitações a Artur Ávila Cordeiro de Melo, premiado com a prestigiosa Medalha Fields (2014), por suas notáveis contribuições no campo dos sistemas dinâmicos, provando resultados decisivos que resolveram problemas há muito tempo em aberto. Destaca a sua postura colaborativa, visto que, conforme o Parecer que justifica a premiação, “quase todo seu trabalho foi feito por meio de colaborações com cerca de 30 matemáticos de todo mundo, contribuindo para o avanço da matemática por meio de um formidável poder técnico, engenhosidade e tenacidade de um mestre em resolver problemas e um profundo senso para questões profundas e significativas”.
Felicita os seus professores no Instituto de Matemática da UFRJ, no qual se graduou e no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), instituição em que concluiu o seu mestrado e o seu doutorado, este sob orientação do professor Wellington de Melo. A sua atuação como pesquisador do Impa expressa a consolidação do trabalho de gerações de pesquisadores que exigiram um patrimônio científico de intensa importância para a ciência brasileira mundial.
Presidentes da França e do Brasil parabenizaram o pesquisador
Com dupla nacionalidade, Artur Ávila reside atualmente na França, onde é diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS).
A presidente Dilma Rousseff utilizou sua conta no Twitter para felicitar Artur e ressaltar a importância de sua vitória para o país. “O reconhecimento mundial do trabalho de Ávila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil”, elogiou.
O presidente da França, François Hollande, divulgou nota oficial, parabenizando o pesquisador, e ressaltando que sua atividade no país demonstra a atratividade da França no domínio da investigação científica.
Segundo Artur, o fato de um brasileiro ter conquistado essa medalha será uma motivação para os estudantes do Brasil.
Em vídeo divulgado pelo Congresso Internacional de Matemáticos, Artur fala sobre sua atividade e comenta a premiação. Assista aqui.