Na ocasião também foram apresentados aos decanos o relatório de creditação das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação e o Comitê Técnico de Ética em Pesquisa (CTEP)."> Na ocasião também foram apresentados aos decanos o relatório de creditação das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação e o Comitê Técnico de Ética em Pesquisa (CTEP).">
Categorias
Memória

Plenária de Decanos e Diretores discute atividades de extensão e ações de segurança no campus

Na ocasião também foram apresentados aos decanos o relatório de creditação das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação e o Comitê Técnico de Ética em Pesquisa (CTEP).

Por Brunna Arakaki 

Nessa última segunda-feira (4/11), a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) recebeu a 84ª reunião da Plenária de Decanos e Diretores da UFRJ, no Auditório Maria Lenk.

O encontro, que reuniu Reitoria, Prefeitura, pró-reitores, decanos e diretores da universidade, iniciou com uma breve apresentação da Escola de Educação Física e Desportos. O diretor da EEFD, professor Leandro Nogueira, comemorou a inclusão inédita da escola no mapa dos Jogos Olímpicos de 2016, em três modalidades: nado sincronizado, hóquei na grama e rugby. Nogueira acredita que a confirmação por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI) representa um importante passo na formação de núcleos irradiadores desses esportes no país.

Pablo Benetti, pró-reitor de Extensão (PR-5), apresentou o relatório de creditação das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ. O documento prevê a inclusão de 10% de atividades de extensão na carga horária dos cursos, através de editais de cultura e esporte, eventos e projetos voltados à comunidade.

O Comitê Técnico de Ética em Pesquisa (CTEP) foi apresentado pela professora Débora Fogel, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2), e pela professora Marisa Palácios, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ.  A discussão relativa à integridade e uso de seres humanos ou animais no desenvolvimento de pesquisas, conduta responsável, patrimônio genético, biossegurança e a relação universidade e empresa, de acordo com a pró-reitora, são alguns dos temas propostos pelo comitê.

Ainda durante a reunião, Ivan Carmo, prefeito da Cidade Universitária, expôs as ações locais de tratamento de segurança no campus. O uso de agente de vigilância em bicicletas, o aumento do número de efetivo, o monitoramento do entorno da Cidade Universitária – em parceria com os órgãos de segurança do Estado – assim como o fechamento do portão 4, já resultam na diminuição expressiva das ocorrências.

Os relatórios mensais de ocorrências dentro do campus estão disponíveis na página da Prefeitura Universitária.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.