UFRJ inicia obras de Centro de Convergência

Complexo reunirá atividades da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Faculdade de Educação e Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.

Angélica Fontella

Complexo de edifícios abrigará unidades hoje situadas fora da Cidade Universitária

Começaram, na Cidade Universitária da UFRJ, as obras do Centro de Convergência que reunirá, num só complexo, atividades de três unidades: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), Faculdade de Educação (FE) e Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). O edifício ficará ao lado da Faculdade de Letras e as obras já podem ser vistas por quem passa pelo local.

Para essa fase do projeto (primeira etapa), a UFRJ investiu R$ 38,1 milhões na montagem do canteiro de obras, supressão vegetal, terraplenagem, fundações e estrutura.  A previsão é de que a etapa esteja concluída no início de 2014.

Já em outubro deste ano, a Reitoria abrirá novo processo licitatório, desta vez para dar andamento às demais etapas da construção (instalações e acabamento).

Ao comentar o desenvolvimento do projeto, o reitor Carlos Levi destacou que o Centro de Convergência segue o Plano Diretor da UFRJ: “A transferência dessas unidades dará aos nossos alunos a possibilidade de interagir com outros espaços da Cidade Universitária. A diversidade das áreas de conhecimento aqui reunidas é fundamental para uma formação multidisciplinar, além de integrada aos equipamentos aqui disponíveis”, disse.

A arquiteta responsável pela coordenação do projeto executivo, Eliane Pereira, salientou a responsabilidade socioambiental da UFRJ na criação do Centro: “A construção contará com dispositivos para o aproveitamento das águas azuis (das chuvas) e cinza (chuveiro e pia), e espaço para triagem e separação do lixo”.

“Serão utilizados na obra materiais que protegerão as fachadas, reduzindo a utilização de ar-condicionado e economizando energia”, completou.

O projeto, como lembrado pelo reitor, integra o Plano Diretor aprovado pelo Conselho Universitário da UFRJ em 2009, cujas ações serão desenvolvidas até 2020 para promover maior integração entre as unidades acadêmicas e garantir infraestrutura ao plano de expansão universitária. O plano prevê, entre outras ações, que atividades vinculadas a centros como o CCJE e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), hoje localizadas fora da Cidade Universitária, ganhem espaço no campus.

De acordo com o Plano Diretor, até 2020 a UFRJ deve cumprir o desafio de integrar a universidade nos aspectos acadêmico e físico-territorial, garantindo o ensino interdisciplinar e a superação do histórico fragmentador da instituição.