Fillipo Fabiano
Instrumentos utilizados pelo imperador Dom Pedro II em suas pesquisas científicas estarão expostos no Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista, a partir da próxima terça-feira, dia 9 de outubro. A mostra Instrumentos Científicos do Museu Nacional da UFRJ também conta com aparelhos usados pelo cientista Alberto Betim Paes Leme em pesquisas que deram origem a seu relatório “Evolução da Terra e Geologia do Brasil, vistas através das coleções do Museu Nacional”.
São cerca de 20 instrumentos em exibição, entre eles um canhão do meio-dia: um relógio de sol composto de pequeno canhão de metal em base de mármore. Seu funcionamento baseava-se na incidência de raios de sol do meio-dia na lente, fazendo com que a pólvora depositada no suporte fosse acesa, provocando grande estampido. A peça foi adquirida em 1858 pelo imperador D. Pedro II para o seu gabinete de Astronomia e é considerada preciosa e rara.
Dom Pedro II foi um apaixonado pelas Ciências e reuniu em sua residência oficial – o Paço de São Cristóvão, que abriga hoje o Museu Nacional – um gabinete astronômico, uma imensa biblioteca e espaços para guardar suas coleções particulares de numismáticas, amostras botânicas e mineralógicas. O apreço do imperador por diversas áreas do conhecimento fez com que o Museu Nacional ganhasse destaque no campo científico, sendo um dos pilares do desenvolvimento da ciência no Brasil.
Ao longo de sua história, o museu continuou adquirindo outros instrumentos científicos que foram e/ou são utilizados nas pesquisas da instituição, ampliando em muito a coleção inicial. Os itens expostos integram este valioso acervo e apresentam ao público, até o dia 9 de novembro, parte importante dos 194 anos de história da instituição e também da história das Ciências no Brasil.
A mostra Instrumentos Científicos do Museu Nacional da UFRJ, realizada em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), integra a 31ª edição do Simpósio Internacional da Comissão de Instrumentos Científicos, que pela primeira vez se realiza no hemisfério sul e é aberto a todos aqueles interessados na história, preservação, documentação e uso de instrumentos científicos históricos.
Serviço:
Exposição: Instrumentos Científicos do Museu Nacional da UFRJ
Horário: de terça a domingo, das 10 às 16h.
Entrada: R$ 3,00. Grátis para crianças até 5 anos e pessoas acima de 60. Crianças entre 6 e 10 anos pagam R$ 1.
Local: Museu Nacional – Quinta da Boa Vista, s/nº, São Cristóvão.
Tel.: (21) 2562-6042