O Ambiente Colaborativo de Trabalho Integrado e Virtual da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ActivUFRJ) visa apoiar as atividades acadêmicas da universidade. Desenvolvida pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), dirigido pela pesquisadora Claudia Motta, a plataforma virtual é semelhante às redes sociais, mas visando à interação no meio acadêmico.
Este ano, a plataforma já está sendo usada para apoiar a "Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ" (JICAC-UFRJ). Através da biblioteca on-line, as pessoas podem acessar e publicar materiais que produziram. Além disso, há disciplinas de graduação e pós-graduação já sendo oferecidas pelo ActivUFRJ. Segundo Claudia, “o ambiente é usado para apoiar conselhos e grupos de trabalho, bem como projetos de pesquisa”.
Entretanto, o ActivUFRJ ainda não está disponível para todos os cursos. A plataforma vem sendo utilizada pelos alunos do curso de pós-graduação em Informática e, através da parceria firmada entre o NCE e a Faculdade de Medicina, também foi disponibilizada para o curso de Fonoaudiologia. “Inicialmente, estamos fazendo as inscrições por meio de convites para garantir que só esteja no ambiente o corpo social envolvido com atividades da UFRJ”, explicou a diretora do NCE.
De acordo com a pesquisadora, vêm sendo discutidas com as pró-reitorias e gestores da UFRJ “estratégias para ampliar aos poucos o acesso para todos que quiserem utilizar o ActivUFRJ”. “A ideia é que, no futuro, a UFRJ esteja toda mapeada e conectada através do ActivUFRJ, de modo que qualquer um possa descobrir seus pares (área de interesse) e compartilhar suas produções. A UFRJ estará ‘aberta como uma folha de jornal’, basta um sobrevoo e você visualiza o todo”, completou.
A origem do ActivUFRJ
Claudia Motta é docente do Programa de Pós-graduação em Informática, atuando na área de Informática, Educação e Sociedade. Já orientou projetos finais de curso do Departamento de Ciência da Computação/IM e dissertações de mestrado nessa área. Seu principal campo de pesquisa está relacionado aos temas "Inteligência Coletiva" e "Ambientes Educacionais Cooperativos".
A ideia inicial do ActivUFRJ nasceu em 2006 no projeto final de curso de um de seus orientandos, Bruno Hildenbrand, aluno de Ciências da Computação. Após a primeira fase, diversas dissertações de mestrado desenvolveram funções para a plataforma, incluindo mecanismos que promovam o “encontro de pessoas com o mesmo interesse e recomendação de produções acadêmicas”.
“Muitas vezes encontramos um ‘par’ num evento fora da UFRJ, trabalhamos na mesma área, mas somos de unidades ou centros diferentes. A ideia é que não precisemos mais contar apenas com a sorte para encontrar pessoas que têm o mesmo interesse que o nosso”, conclui a pesquisadora.