">O Conselho Universitário (Consuni) aprovou nesta quinta-feira, 24/2, o regimento do processo sucessório para o quadriênio 2011-2015, apresentado pelo professor Antonio Infantosi, presidente da Comissão Coordenadora do Processo Sucessório (CCPS).

Consuni aprova regimento do processo sucessório

Infantosi lê o regimentoO Conselho Universitário (Consuni) aprovou na última quinta-feira, 24/2, o regimento do processo sucessório para o quadriênio 2011-2015, apresentado pelo professor Antonio Infantosi, presidente da Comissão Coordenadora do Processo Sucessório (CCPS).

Os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor devem inscrever suas candidaturas na sala anexa à sala de reuniões do Consuni, no dia 15/3, das 9h às 16h. São candidatáveis os professores titulares e associados de nível três, bem como qualquer docente que porte o título de doutor,  independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado.

As eleições serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de abril, das 9h às 16h (nas seções onde houver atividade noturna, a votação será encerrada às 21h) e a apuração será feita no dia 14. A Junta responsável pela apuração será formada por três membros indicados pela Administração Central e dois indicados pela CCPS. Cada chapa poderá indicar um fiscal. Estão aptos a votar os docentes, os funcionários técnico-administrativos, os estudantes de graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), os estudantes dos programas de residência médica e do Colégio de Aplicação.

Caso uma chapa obtenha mais votos que a soma das demais e dos votos brancos e nulos não haverá 2º turno. Caso contrário, o mesmo será realizado nos dias 25 e 26 de abril, com a divulgação do resultado no dia seguinte. No dia 28 de abril, o Colégio Eleitoral fará a aprovação do relatório do processo sucessório.

O pleito deste ano conta com uma novidade: a votação será feita em urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro. A listagem de eleitores das três categorias deverá ser emitida pela Administração Central no dia 31/3 e, então, encaminhada pela universidade ao Tribunal. O TRE treinará ainda 24 mesários que replicarão o treinamento para os demais.

O calendário apresentado por Infantosi previa três debates: no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no dia 22/3, às 18h; no auditório do Centro de Tecnologia (CT), no dia 29/3, às 10h, e no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no dia 04/04, às 10h.  Os conselheiros incluíram no calendário mais dois debates. Um no polo de Macaé, no dia 24/3, e outro no polo de Xerém, no dia 5/4.

Reconhecimento

Na mesma sessão, o Consuni agraciou o pianista Nelson Freire, por aclamação, com o título de Doutor Honoris Causa.