O Instituto de Economia (IE) da UFRJ realizou, na última terça (28/09), o Seminário de Pesquisa "Monetary Policy and Exchange Rate Shocks in Brazil: Sign Restrictions versus A New Hybrid Identification Approach" (Choques da política monetária e cambial no Brasil: restrição de sinal versus uma nova visão híbrida). O trabalho é de autoria de Elcyon Lima, professor do curso de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), junto com Alexis Maka e Paloma Alves, ambos também do Ipea.
“O estudo analisa o impacto de choques exógenos da política monetária e cambial na economia brasileira, usando o Modelo Estrutural de Autoregressão (SVAR)”, explicou o professor Elcyon Lima. O SVAR é usado para estudar variáveis em equações matemáticas. No trabalho, o modelo tem como base duas metodologias. A primeira utiliza princípios da macroeconomia e a segunda, desenvolvida pelos autores do trabalho, se chama metodologia híbrida. Esta se baseia em conceitos dos Grafos Direcionados Acíclicos (DAG), ramo da matemática que estuda as relações entre os objetos de um determinado conjunto. “Com base nesse estudo, a metodologia híbrida nos permite identificar os choques de demanda, oferta, da política monetária e cambial na economia do país. É como se fosse um procedimento de identificação”, analisou o professor.
Gráficos dos choques na economia nacional foram discutidos e Elcyon Lima fez demonstrações por meio de cálculos de como identificá-los. Ele também falou da importância dos choques das taxas cambiais. “Eles tem um papel fundamental na explicação das flutuações dos preços e da produção no mercado”, explicou.
O seminário atraiu alunos de graduação e pós do curso de Economia. A pesquisa está disponível no site do IE-UFRJ.