Através da Ouvidoria Geral da UFRJ, grande número de alunos da universidade apresentou recentemente reclamações a respeito do atraso no recebimento de carteirinhas de estudante. Entre os manifestantes estão alunos que ainda não obtiveram carteira, como os calouros, e aqueles cujo documento teve data de vencimento no último mês de junho.
A Rosiléia Damasceno, chefe da Seção de Assentamentos da Divisão de Registro de Estudantes (DRE), órgão responsável pela emissão do documento, esclareceu que muitos alunos ainda não receberam a carteira devido ao preenchimento incorreto de dados e foto. A UFRJ não emite o documento atendendo solicitações individuais, já que a carteira de estudantes é confeccionada em papel-moeda e é preciso haver relativa demanda para gerar a impressão.
Segundo comunicado publicado recentemente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SiGA), uma nova emissão de carteiras em grande quantidade acontece no dia 15 de julho e elas estarão disponíveis nas unidades das secretarias de ensino a partir do dia 20 de julho. Os alunos que desejarem receber o documento devem atualizar os dados no sistema até quarta-feira (14/7). Aqueles que tiverem problemas com o cadastramento, devem se dirigir ao DRE, que fica no andar térreo do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, na Cidade Universitária.
Tira-dúvidas com Rosiléia Damasceno:
Quais são as razões do atraso no recebimento das carteirinhas de estudante?
Rosiléia Damasceno: O que significa atraso para o estudante, na verdade, representa outro tipo de situação. Quando houve a emissão das carteirinhas, os alunos não preencheram os dados de forma completa e não adicionaram foto.
A foto é essencial?
Rosiléia Damasceno: Sim. O que acontece é que antes a foto era colada, agora pedimos a foto digital. Centenas de estudantes apresentaram problemas com o envio de fotos, muitos deles colocavam fotos na balada, do Snoopy, do Lula. Nós temos três máquinas fotográficas aqui no DRE para serem utilizadas.
E dentro dos dados cadastrais, quais são os essenciais?
Rosiléia Damasceno: Todos são, menos o tipo sanguíneo, o passaporte e a conta bancária, que são opcionais. É essencial preencher os demais dados. No caso de estudantes do sexo masculino com mais de 18 anos, é preciso colocar o certificado militar ou de dispensa militar. Há uma grande quantidade de estudantes que não preenchem a cidade natal, mas nós necessitamos dessa informação.