Palestra sobre buraco negro de baixa luminosidade no Observatório do Valongo

Na quarta-feira, dia 7, acontece no Observatório do Valongo-UFRJ (OV-UFRJ) um fórum de discussão científica com o tema “Como observar buracos negros supermassivos de baixa luminosidade?”. A palestra faz parte da programação do ciclo Seminários e Conferências, evento que ocorre às quartas-feiras, quinzenalmente, às 16 horas.

A apresentação será comandada pelo professor João E. Steiner, do IAG-USP – Instituto de Astronomia, Geofísicas e Ciências Atmosféricas de Universidade de São Paulo. Steiner falará sobre o método de Tomografia PCA aplicado a cubos de dados IFU (Integral Field Unit). O método é inovador, pois consegue extrair informação de cubos de dados de forma matematicamente otimizada, quando aplicado a galáxias próximas nas quais não se conhece a existência de AGNs (Active Galactic Nucleus) núcleo muito compacto de uma galáxia com forte radiação. Com ele, também se tornou possível encontrar AGNs de baixa luminosidade e estudar suas propriedades.

O Observatório do Valongo fica na Ladeira Pedro Antônio, 43, Saúde,  Rio de Janeiro. Para saber mais detalhes, entre em contato através do site www.ov.ufrj.br ou pelos telefones (21)2263-0685 – Fax: (21)2203-1076.