Nesta quinta-feira (01/07), às 15h, acontece a inauguração do Laboratório Integrado de Bioquímica Hatisaburo Masuda no Polo Barreto (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Macaé. O nome do laboratório é uma homenagem ao professor titular do Instituto de Bioquímica Médica, Hatisaburo Masuda, bioquímico e cientista reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos com o vetor da doença de Chagas.
O laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas científicas integradas nas áreas biológicas e biomédicas dentro dos padrões de qualidade internacional.
O evento conta com a participação de diversos cientistas do Estado do Rio de Janeiro e de outras regiões do Brasil como Rio Grande do Sul e São Paulo, além da presença de representantes da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da prefeitura de Macaé, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-Minestério da Educação), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Ministério de Ciência e Tecnologia) e Petrobrás.
O Nupem se localiza na Avenida São José Barreto, s/n, no Bairro São José Barreto, em Macaé – RJ.