O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), em parceria com o Grupo de Estudos da Sociedade Contemporânea (Gesoc), realiza, nesta quinta (24/06), a partir das 17h, o seminário "Desigualdades Sociais e Novos Desdobramentos da Educação Superior”. O evento, que é uma iniciativa do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifcs), será realizado no Auditório do Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha.
Os debates abordarão o papel da Educação como transformador do quadro de desigualdades sociais do país. Estarão presentes, entre outros, especialistas como Luiz Antonio Cunha, professor da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ; Patricia Rivero, socióloga vinculada ao Nepp-DH; e Glícia S. Gripp, professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Serão analisados trabalhos acadêmicos como “Fatores institucionais e desempenho acadêmico”, tese de Ana Maria de Albuquerque Moreira, doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e “O Ensino Superior no Brasil: a profissão acadêmica em questão”, de Glícia S. Gripp.
O Auditório do Anexo do CFCH fica na Avenida Pasteur, 250, 3º andar, Urca, RJ. A entrada é franca. Mais informações na página virtual do Nepp-DH.
Programação:
Dia 24/06
17h – Abertura – Luiz Antonio Cunha, Celi Scalon, Patricia Rivero, Joana Vargas, Maria Helena M. Castro e Maria Ligia Barbosa.
17h15 – Mesa Redonda – "Desigualdades Sociais e Novos Desdobramentos da Educação Superior no Brasil" com a apresentação dos resultados das pesquisas:
• Fatores institucionais e desempenho acadêmico, por Ana Maria de Albuquerque Moreira, tese de doutorado obtido no Programa de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da Unb
• O Ensino Superior no Brasil: a profissão acadêmica em questão, por Glícia S. Gripp, Profa-Adjunta no Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
18h – Discussão encaminhada pelos debatedores:
Elizabeth Balbachevsky, professora-associada, Depto de Ciência Política e NUPPS da USP;
Antonio Augusto Prates, professor-Associado, Depto de Sociologia da UFMG;
Helena Sampaio, Antropóloga e pesquisadora-convidada do NUPPS/USP; e
Gláucia R. M. Martins, professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
19h15 – Coquetel.