Prefeitura da UFRJ iniciou a substituição dos ônibus de Transporte Integrado na Cidade Universitária com três novos modelos. A previsão é trocar todos até o final do ano.

 

 

"> Prefeitura da UFRJ iniciou a substituição dos ônibus de Transporte Integrado na Cidade Universitária com três novos modelos. A previsão é trocar todos até o final do ano.

 

 

">
Categorias
Memória

Transporte Integrado da UFRJ tem três novos ônibus

Prefeitura da UFRJ iniciou a substituição dos ônibus de Transporte Integrado na Cidade Universitária com três novos modelos. A previsão é trocar todos até o final do ano.

 

 

 A Prefeitura da UFRJ iniciou a substituição dos ônibus de Transporte Integrado na Cidade Universitária com três novos modelos. A previsão é trocar todos até o final do ano.

Os veículos tem capacidade para transportar portadores de necessidades especiais possibilitando o acesso através de uma plataforma, piso antiderrapante e sinais de parada em braile.

De acordo com o aluno Diego Gomes, da Escola de Comunicação da UFRJ, os ônibus com espaço para deficientes físicos facilitam o trânsito de pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), localizado na Cidade Universitária, para as demais áreas do campus e para núcleos de saúde da Praia Vermelha, por exemplo.

Outra novidade é o letreiro de identificação digital, facilitando a visão do usuário. Para aumentar a segurança, os ônibus tem controle do limite de velocidade. “A velocidade tem que ser controlada, pois na maioria das vezes, os ônibus circulam cheios, às vezes com pessoas idosas e crianças. Isso evita transtornos ao passageiro.” Completou o aluno, que utiliza o transporte todos os dias na volta do estágio, na Cidade Universitária, para a Praia Vermelha.

Ônibus movido a Hidrogênio

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) desenvolveu o primeiro ônibus movido a hidrogênio com tecnologia brasileira.

O equipamento tem energia completamente limpa, ou seja, não emite nenhum tipo de gás poluente na atmosfera. Além disso, é sustentável: a pilha recarregada através do hidrogênio pode também receber energia via eletricidade, assim o motor ao gerar energia durante o transporte contribui para o abastecimento do veículo.

O projeto teve apoio da Petrobras e está nos planos dos produtores para ser uma opção de transporte sustentável até a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.