Categorias
Memória

Intercâmbio com universidades americanas

Representantes das universidades norte-americanas West Virginia e East Carolina se reuniram, na manhã da última terça-feira (18/5), com Geraldo Nunes, coordenador do Setor de Convênios e Relações Internacionais (Scri) da UFRJ, para ampliar o intercâmbio entre as instituições. Durante o encontro, ficou claro o interesse de estender a cooperação acadêmica entre as universidades para as áreas da Saúde e da Engenharia.
 
Atualmente, as três universidades participam de um programa de intercâmbio em Música. O Music Alive!, como é conhecido, é um projeto pioneiro de cooperação acadêmica subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES – Brasil) e pelo Fund for the Improvement of Postsecondary Education (FIPSE – EUA). Desde 2006, promove a mobilidade estudantil e a colaboração docente na área da Música e o projeto já contemplou mais de 30 alunos e 12 professores.
 
Para Sérgio Álvares, docente da Escola de Música (EM) da UFRJ, o intercâmbio é importante por proporcionar enriquecimento acadêmico, artístico e pessoal aos seus participantes. “Ele abre a possibilidade de nossos alunos vivenciarem outra universidade, com estrutura e metodologia diferentes, e de serem acrescentados com valores culturais distintos”, enfatiza.