Categorias
Memória

Estudantes querem mais professores na Faculdade de Direito

Desapontados com o relatório final da Comissão Temporária para Alocação de Vagas (Cotav), professores e, sobretudo, estudantes da Faculdade de Direito (FD) compareceram à sessão do Conselho Universitário (Consuni) da última quinta-feira (13/5), para reivindicar mais vagas para docentes. A FD solicitara à Cotav 25 vagas para novos professores. No entanto, após revisão das planilhas e fórmulas de cálculo, a Cotav decidiu que a FD teria nove vagas para educadores.

Alguns conselheiros se mostraram sensibilizados com a demanda dos estudantes. A professora Araceli de Souza Ferreira criticou o fato de o número de alunos de cada unidade não ter sido considerado nos trabalhos anteriores de alocação de vagas e, embora o seja atualmente, não é analisado o trabalho docente de acompanhamento dos estudantes fora de sala de aula. “É absurdo que um professor tenha 150 ou 200 alunos em um semestre e me parece que, na Faculdade de Direito, a proporção é ainda maior”, endossou Araceli.

O professor Alcino Câmara, relator do parecer da Comissão de Desenvolvimento (CD) acerca do trabalho da Cotav, indicou que as regras estabelecidas pelos Colegiados foram respeitadas e que a Cotav atendeu as demandas de diversas unidades. O relator destacou problemas específicos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), cujo corpo docente possui a média de idade mais elevada da universidade, e da Faculdade de Direito, que classificou de “campeã inconteste” na relação professor/aluno.

Em seu parecer, a CD sugeriu ao Consuni que a FD receba mais quatro vagas docentes e os Institutos de Microbiologia e de Biofísica recebam mais um professor cada. O reitor Aloisio Teixeira propôs que as seis vagas sejam retiradas do fundo de reserva, aprovado pela resolução 01/2010, para evitar prejuízo de unidades bem contempladas pelo relatório da Cotav.

A discussão foi interrompida quando a professora Diana Maul pediu vistas ao processo. O relatório da Cotav e a situação do déficit contábil da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) — a cujo processo a professora Ângela Uller também pediu vistas — serão rediscutidos pelo Consuni em sessão extraordinária convocada para o dia 20 de maio. 

A discussão acerca da adoção de cotas no ingresso de estudantes para os cursos de graduação deverá ser item inicial da pauta da sessão ordinária do Consuni do dia 27 de maio.