Os professores Carlos Gonçalves Terra e Helenise Monteiro Guimarães tomaram posse na quinta-feira (25/03) nos cargos de diretor e vice-diretora da Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ). A cerimônia, que ocorreu no auditório da escola, no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, teve a presença de Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, e Ângela Ancora da Luz, ex-diretora da EBA-UFRJ.
Em seu discurso, Carlos Terra comentou rapidamente sua trajetória acadêmica. Em seguida, afirmou que pretende, em sua administração, incentivar a criação de um novo espaço para abrigar a escola, criar laços com outras instituições artísticas e continuar o trabalho que vinha sendo desenvolvido pela ex-diretora Ângela. Já Helenise Guimarães comentou que espera ter o apoio de todos, trabalhando em parceira com o diretor Carlos Terra nos próximos quatro anos.
Durante a cerimônia, a ex-diretora Ângela da Luz abordou as mudanças que ocorreram em sua gestão: reformas no auditório e no museu, novos computadores, novos cursos e novos bacharelados, como o de História da Arte. Fez uma saudação especial aos alunos, funcionários e professores, agradecendo também a contribuição da Reitoria e dos novos diretores, que estiveram com ela desde o início de sua gestão.
Aloisio Teixeira encerrou os discursos ressaltando a importância da arte e de suas escolas no Brasil. O reitor afirmou que arte é cultura, sendo, portanto, indispensável para a construção da identidade nacional.