Professores da Faculdade de Arquitetura da UFRJ discutem intervenções urbanísticas na próxima terça (23/03). ">Professores da Faculdade de Arquitetura da UFRJ discutem intervenções urbanísticas na próxima terça (23/03). ">
Categorias
Memória

Lições das olimpíadas de Barcelona para o Rio

Professores da Faculdade de Arquitetura da UFRJ discutem intervenções urbanísticas na próxima terça (23/03). 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ) promovem, na próxima terça (23/03), um debate sobre intervenções urbanísticas relacionadas a grandes eventos. A conferência “Transformação urbana: Barcelona 1979-2009 – Jogos Olímpicos de 1992 e Grandes Eventos” será apresentada  pelo arquiteto espanhol Josep Maria Llop, secretário de Urbanismo de Barcelona no período pré-olímpico (1988 a 1991). Ele debaterá a experiência bem-sucedida de reforma urbanística na cidade catalã.

O encontro acontece num momento histórico em que o Rio de Janeiro se prepara para grandes eventos esportivos nos próximos anos, dentre eles os Jogos Militares Internacionais, em 2011, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Após a conferência, haverá uma mesa-redonda a fim de discutir as perspectivas para as intervenções urbanísticas na cidade do Rio de Janeiro. Participam as seguintes professoras da FAU-UFRJ: Denise Pinheiro Machado, Lúcia Costa e Raquel Tardin. Também integrarão a mesa Dalmo Viera Filho, diretor do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, e Roberto Ainbinder, coordenador de Projetos Urbanos da Secretaria de Urbanismo do Rio de Janeiro.

O evento ocorre a partir das 12h, no Auditório da Superintendência Regional do Iphan, na Avenida Rio Branco, 46, 3º andar, no Centro do Rio de Janeiro.