UFRJ aprova novo sistema de segurança para o campus

Foi aprovado ontem (24/11), em uma reunião plenária de decanos e diretores da UFRJ, um novo sistema de segurança para o trânsito na Cidade Universitária. Denominado "Sistema Integrado de Segurança da UFRJ", o plano tem três bases: Controle de Acesso (Kapta); Monitoramento por Câmeras (Comtex) e Patrulhamento Ostensivo (Diseg).

Na infra-estrutura do sistema, está prevista a instalação de guaritas nos pontos de acesso do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), da Prefeitura da Cidade Universitária e da Linha Amarela. Além disso, também será construída uma Sala de Controle no Centro de Tecnologia (CT/UFRJ).

Entre os objetivos, estão a provisão de meios para uma identificação rápida de veículos em situações de risco e o levantamento do fluxo interno de tráfego, o que possibilitará a geração de informações para o planejamento do trânsito no campus.

O acesso à Cidade será controlado por câmeras, refletores, laços magnéticos e cancelas, instalados, respectivamente, na lateral da pista e no próprio asfalto. Futuramente, será dada continuidade ao cadastramento de veículos no endereço eletrônico
www.sapros.ufrj.br.