Categorias
Memória

Congresso na UFRJ discute economia da experiência

 Foi realizada na manhã desta terça-feira (28/10), no Salão Pedro Calmon, a abertura do IV Congresso de Engenharia do Entretenimento, promovido pelo Laboratório de Engenharia do Entretenimento (LEE). O laboratório é fruto da integração do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica com o Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

– Já passamos pela economia da agricultura, da indústria e dos serviços. Hoje, vivemos na economia da experiência, que tem como objetivo causar alguma sensação no consumidor, criar alguma subjetividade – afirma José Augusto Nogueira Kamel, professor de Engenharia de Produção da UFRJ.

Segundo ele, o nome “experiência.com” busca relacionar a criatividade do ser humano com as novas tecnologias. Para dar um exemplo desse poder de inovação, o professor exibiu um vídeo com o making of do filme “Branca de Neve”, de Walt Disney, no qual fica demonstrado o caráter visionário do produtor norte-americano, o primeiro a investir na introdução de longa-metragem de animação no cinema.

O encontro ressalta a crescente importância da Engenharia do Entretenimento no mundo acadêmico, pois ela já é uma cadeira dentro do curso de Engenharia de Produção. “Esse mercado é aberto, propício e receptivo. O entretenimento não é uma questão pertinente para só um campo do ensino”, comenta Kamel, salientando que este campo é interdisciplinar.

Para o professor, os principais objetivos do evento são fomentar o diálogo para ampliação e desenvolvimento do nível de conhecimento teórico-prático das atividades de entretenimento e promover a capacitação tecnológica em Engenharia de Produção do Entretenimento, apresentando aos participantes conceitos, sistemas, métodos e ferramentas contemporâneos no campo da Engenharia de Produção, que podem ser aplicados nestas atividades. “Neste século XXI, é mais do que necessário pensar diferente”, afirma.

O IV Congresso de Engenharia do Entretenimento prossegue nesta tarde com uma mesa-redonda sobre novas alternativas para a arte e o espaço cultural. Além disso, haverá workshops e palestras com Mauro Franco, diretor de infra-estrutura do PROJAC, da Rede Globo, e Carmem Gadelha, coordenadora de Direção Teatral da UFRJ.

Para mais informações, visite o site:http://www.lee.ufrj.br/cee/index2.htm