O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) em parceria com a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ apresentam neste ano o projeto Fórum na Tela – Cineclube da Praia Vermelha de 2008, com mostras de obras de cineastas contemporâneos ainda pouco conhecidos no Brasil, além da exibição de pré-estréias de filmes e de debates.
Para dar início ao programa, que integra também a semana de calouros de Comunicação Social, o ECOmeço, entre os dias 3 e 7 de março, a partir das 18h30, será apresentada a Mostra Béla Tarr, em homenagem ao centenário do cinema húngaro.
Segundo o Núcleo de Assessoria de Imprensa da ECO, Béla Tarr, um dos mais importantes diretores do cinema contemporâneo, nasceu em 1955 e, antes de começar a cursar a escola de cinema, rodou aos 22 anos o filme “Family Nest”. O cineasta, contudo, começa a ter reconhecimento internacional com “Almanac of Fall”, de 1984. Seu trabalho se firmou pelo uso de longos planos que traduzem poeticamente as transformações drásticas no Leste europeu com a crise do Socialismo Real. Em 2007 seu último trabalho, “The Man From London”, foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes.
Os filmes serão exibidos com áudio em húngaro e legendas em inglês. Confira o calendário da Mostra Béla Tarr:
3 de março: Almanac of Fall (Hungria, 1984, 120 min). O filme relata a tentativa desesperada de relacionamento entre os ocupantes de um grande apartamento. Eles lutam contra problemas financeiros, revelam medos e solidão e imploram por amor, ao mesmo tempo em que se apóiam uns aos outros e se odeiam por isso.
4 de março: Damnation (Hungria, 1988, 116 min). Karrer leva a vida em desespero. Não haveria esperança em sua existência solitária e vazia, não fosse pelo Titanik Bar e sua bela cantora. Ela, porém, é casada. E Karrer fará de tudo para manter longe o marido da amada.
5 de março: Satan’s Tango (Hungria, 1994). Parte 1 – 251 min. Nos anos 80, habitantes de uma pequena vila na Hungria planejam partir após receber larga quantia em dinheiro. O suposto retorno do morto Irimias, porém, traz apreensão a todos, que suspeitam do uso do dinheiro.
6 de março: Satan’s Tango (Hungria, 1994). Parte 2 – 165 min (Continuação)
7 de março: Werckmeister Melodies (Hungria, 2000, 145 min). A ação se passa em pequena cidade no interior da Hungria. Apesar do frio, uma carcaça de baleia surge no meio da praça principal e reúne uma multidão de curiosos, vindos de todos os lugares do país. Isso causa distúrbio na ordem local, incerteza, ambição e abuso de poder.
No dia 4 de março, acontece após a exibição um debate sobre o filme, com a participação de Consuelo Lins, documentarista, e de Maurício Lissovsky, historiador e roteirista, ambos professores da Escola de Comunicação da UFRJ. Todas as sessões serão apresentadas por Denilson Lopes, também professor da ECO.
Os filmes serão exibidos no Salão Moniz de Aragão do FCC, que fica à Avenida Pasteur, 250 – 2º andar, campus UFRJ da Praia Vermelha. Mais informações no site www.forum.ufrj.br.