Encerramento do curso Design & Inovação

Na sexta-feira, 14 de dezembro, às 18h, o salão Pedro Calmon do Forum de Ciência de Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FCC/UFRJ) foi ocupado para a cerimônia de encerramento do curso de extensão Design & Inovação. A parceria entre o Laboratório Interdisciplinar de Design de Interesse Social da Escola de Belas Artes (LIDIS/EBA) e do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (LTDS/COPPE), ambos da UFRJ, com a Incubadora Afro Brasileira (IA) e com a Incubadora de Empreendimentos Populares (IEP) resultou na interação de professores com 33 empreendedores das cadeias produtivas Alimentação, Cultura, Turismo e Prestação de Serviços.

Roberto Bartholo (coordenador geral do LTDS), Ariléia Duarte (gerente da IA), Giovanni Harvey (diretor executivo da IA), Márcia Ferreira (gerente da IEP) e Beany Monteiro (coordenadora do curso Design & Inovação) organizaram a entrega simbólica dos certificados de conclusão aos empreendedores e discursaram brevemente durante a cerimônia. Nas palavras, elogios ao projeto que permitiu o diálogo da universidade com a sociedade e à coragem dos parceiros e patrocinadores em investir nesta iniciativa. Giovanni afirmou que o curso corresponde ao objetivo principal da Incubadora Afro Brasileira. “Apesar de especificar um grupo, a incubadora é para toda a sociedade. Um esforço que visa a permitir que se aprenda algo novo a cada dia e, ao final, que as pessoas saiam dali sentindo-se também novas".

A cerimônia continuou com três apresentações de empreendedores que participaram do "Design & Inovação". Primeiro, Maria Isabel, comandando o grupo Afroxé Raízes Africanas. "É difícil chegar onde cheguei. Pobre e sem estudo, hoje eu sou artista. Agradeço à Incubadora Afro Brasileira por ajudar a melhorar minha vida", argumentou emocionada. Em seguida, Georgina Heloísa – da Arena Escola de Boxe – comandou dois de seus alunos em uma apresentação do esporte, com aquecimento e uma coreografia de socos. A finalização ficou ao encardo dos dançarinois de Eliete Miranda, professora do grupo Corpafro, a arte do movimento "Dançar-Afro".