A reitoria apresentou, durante a reunião com o Conselho de Ensino e Graduação (CEG), realizada nesta quarta-feira (3), a pré-proposta do Programa de Reestruturação e Expansão (PRE/UFRJ) que irá para discussão e deliberação no Conselho Universitário (Consuni), na sessão extraordinária do dia 18 de outubro (Confira aqui o vídeo com a convocação do reitor Aloísio Teixeira para a sessão).
O novo documento reproduz parte das diretrizes expostas na primeira versão do anteprojeto do PRE/UFRJ, intensamente debatida em Conselhos de Centro e audiências públicas durante o mês de setembro. Mas incorpora também críticas, sugestões e emendas apontadas pela comunidade acadêmica no decorrer do processo de discussão.
A pré-proposta possui três módulos distintos. O primeiro deles, com prazo de execução imediata, discorre sobre as ações relativas à ampliação de vagas em cursos existentes e à criação de novos cursos. Os módulos II e III consistem nas metas de integração acadêmica e de construção das bases da universalização do Ensino Superior, respectivamente.
Ao contrário do anteprojeto, a nova proposta do PRE/UFRJ não contém expressões como ‘transdisciplinaridade’ e ‘cursos de terminalidade breve’. A concentração das atividades da UFRJ no Fundão, meta que gerou polêmica durante as reuniões, também não está explícita na nova proposta, embora o documento sugira a redefinição do Plano Diretor de Ocupação da Ilha da Cidade Universitária e o reordenamento espacial das unidades acadêmicas.
A implantação dos ciclos básicos, a criação de cursos interdisciplinares envolvendo diferentes unidades e Centros e a necessidade de reformas curriculares que diminuam a carga horária de disciplinas obrigatórias na Graduação persistem no segundo módulo desta versão. Já o terceiro módulo traz as propostas de diversificação das modalidades de Graduação, de validação de novos mecanismos de acesso à universidade e de ampliação das políticas de assistência estudantil.
Os dois últimos módulos vão dispor de um prazo de oito meses para discussão, período no qual serão elaboradas as diretrizes, metas e ações necessárias à sua implementação. Leia o documento completo aqui.
Comentários do CEG
A pré-proposta foi bem recebida pelos membros do CEG. Os conselheiros apontaram, no entanto, modificações pertinentes ao texto. O professor Luís Felipe Coelho, do Instituto de Física (IF), adjetivou como prematura a inclusão de cursos de Graduação no bairro de Xerém, em Duque de Caxias. De acordo com o docente, a iniciativa envolve importantes discussões acadêmicas e administrativas que ainda não foram realizadas pelo CEG.
Ana Maria Ribeiro, uma das coordenadoras do Sindicato de Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), salientou que o documento peca ao prever a criação dessas turmas em Xerém e dos cursos de Engenharia em Macaé já no próximo ano. “Para se realizar um vestibular em meados de 2008, será necessário aprovar um edital até março. É impossível. Por isso, essa meta deve ser transferida para depois de 2008”, opinou.
Os conselheiros também discutiram a ocupação de parte das vagas ociosas por funcionários técnicos-administrativos e a substituição do vestibular. “Mesmo com a ampliação, sempre vai existir mais alunos do que vagas. Com a substituição do vestibular, muda-se o critério de avaliação, mas ainda assim terá que haver um processo seletivo”, problematizou Fernando Augusto, da Escola Politécnica.
A vice-reitora Sylvia Vargas, que presidiu a reunião por conta da viagem do reitor Aloísio Teixeira, avaliou de forma positiva o encontro. A professora garantiu que anotou os apontamentos dos conselheiros, afirmando que as opiniões possibilitarão a redação de um documento futuro ainda melhor.
Na próxima sexta-feira, dia 5 de outubro, a reitoria apresentará a pré-proposta na reunião do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG).
Confira abaixo a cronologia do processo de construção do PRE/UFRJ:
Período |
|
2006 |
Reitoria percorre unidades acadêmicas e se reúne com representações dos segmentos da comunidade universitária para debater o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). As discussões desse período evidenciam a necessidade de reestruturação da UFRJ. |
Abril de 2007 |
Governo federal lança o decreto 6.096, que institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). As universidades interessadas em concorrer às verbas previstas no decreto devem enviar programas de expansão para o Ministério da Educação. |
2 de maio de 2007 |
Reitor Aloísio Teixeira nomeia uma comissão para avaliar as propostas de expansão das unidades. |
18 a 22 de junho de 2007 |
Apresentação das propostas de ampliação das unidades da UFRJ |
Agosto de 2007 |
Reitoria publica o anteprojeto do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ). |
Setembro de 2007 |
Discussões da reitoria com os Conselhos de Centro e com a comunidade universitária sobre o PRE/UFRJ. |
3 de outubro de 2007 |
Incorporando as sugestões, críticas e emendas apontadas nas discussões do PRE/UFRJ, a reitoria divulga versão da proposta que irá para deliberação no Consuni. |
18 de outubro |
Sessão extraordinária do Consuni que irá discutir e deliberar sobre o PRE/UFRJ. |