Seminário Saberes Surrealistas na UFRJ

Os programas de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e em História Social (PGHIS) da UFRJ e o programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) realizam, nos dias 10 e 11 de setembro, o seminário “Saberes Surrealistas”, organizado pelos professores da UFRJ Emerson Giumbelli, Andrea Dahere Marco Antônio Gonçalves e Fernanda Peixoto, da USP.

O evento tem por eixo central a relação entre ciências do social e surrealismo, aprofundando-se em dois sentidos: do surrealismo como produtor e reprodutor de determinados saberes sobre o social que, de algum modo, afetam esses mesmos saberes; e do surrealismo como um conjunto de práticas e de objetos, primordialmente artísticos e literários, que elabora questões tematizadas por disciplinas como a antropologia, a etnologia, a história e a crítica literária.

O seminário Saberes Surrealistas acontece na Sala Evaristo de Morais Filho (109), no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. O IFCS localiza-se no Largo São Francisco de Paula, nº1 – Centro do Rio de Janeiro. A entrada é franca.