Categorias
Memória

“O mar não está pra peixe – Meio água e esporte” na Casa da Ciência

No dia 12 de junho, a Casa da Ciência recebeu os professores Delmo Vaitsman, do Instituto de Química (IQ), e Jaider de Oliveira Freitas, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), para discutir o tema “O mar não está pra peixe – Meio água e esporte”.

O professor Delmo, que é coodenador e criador do Laboratório de Desenvolvimento Analítico (LaDa-IQ/UFRJ), iniciou sua fala comentando que a poluição e destruição de coberturas vegetais afetam a qualidade das águas, mares e rios. Em seguida, mostrou o exemplo do tratamento de água que vai para Piscinão de Ramos, cuja origem é a poluída Baía de Guanabara.

O professor citou, também, alguns cuidados que devem ser tomados em piscinas de uso coletivo, como por exemplo a higiene constante das instalações, a educação sanitária e a obrigatoriedade do exame médico.

Delmo também comentou as vantagens de se terem coberturas vegetais preservadas, como a proteção dos recursos hídricos, o controle do clima, e o abrigo de grande diversidade de animais. Falou, também, sobre a importância da água doce, que representa apenas 2,5% do total de água no planeta. “O aqüífero guarani é a maior reserva de água doce subterrânea do mundo, e estende-se pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Trata-se de uma reserva importantíssima para o futuro”.

Em seguida, o professor Jaider Freitas exibiu um vídeo reflexivo sobre a importância da água. Apresentou, também, a nova idéia do parto na água, já aplicada em alguns países. Além disso, falou sobre as ações da água, que podem ser mecânicas ou físicas, térmicas e químicas, e sobre os fatores de regulação térmica do corpo – temperatura, tecido adiposo, gasto metabólico e freqüência do contato, entre outros. Para encerrar, exibiu fotografias de diversos esportes aquáticos e suas diversas opções, como canoagem, rafting, caiaque, kitesurf, natação e hidroginástica.

A próxima palestra do ciclo Química e Esporte para Poetas será sobre o tema “Se mexer faz bem – o metabolismo energético”, e contará com a presença de Joab Trajano Silva e Marco Aurélio Almenara Rodrigues, do Instituto de Química, além de Paulo Figueiredo, da Escola de Educação Física e Desportos.

A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo.