O Forum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ promoveu dia 3 de maio, às 18h, no Salão Dourado, o lançamento da série de seis eventos do projeto Amazônia-Rio 2007. A iniciativa visa a criação de um fórum para formular estratégias de gerenciamento da Amazônia.
O evento contou com a exibição de um documentário sobre a GTA, espécie de consórcio civil, criada em 1981, de comunidades internas da Amazônia – seringueiros, índios, entre outros – em prol do desenvolvimento de suas atividades. O filme salientou que, sem esses grupos reunidos em uma rede forte de contatos, será impossível o desenvolvimento sustentável da região.
O evento ainda abriu espaço para a explicação do Projeto de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que tem padronizado e estruturado o sistema de cartografia a ser usado pelos estados do Brasil no processo de implantação da ZEE.
Segundo Sérgio Annibal, coordenador do evento que explicou esse projeto, os beneficiads com essa sistematização são inúmeros: Sistema de Defesa Nacional, Sistema de Planejamento do nível federal ao municipal, Sistema Nacional de recursos Hídricos, Sistema Nacional do Meio Ambiente, entre outros. “Se você inventar um tipo de mapa para cada estado, fica impossível de se entender o país. Não pode cada um falar uma língua”, defende Sérgio.
-Temos que abrir espaço para a diversidade amazônica. Temos que quebrar a idéia homogênica que todos tem dela – diz o coordenador.
Confira a programação dos próximos encontros Amazônia-Rio 2007:
21/06 – Formação geo-hidrológica da região
05/07 – História das civilizações amazônicas
09/08 – Recursos hídricos e pesqueiros
06/09 – Recursos agro-florestais e minerais
04/10 – Geopolítica e relações internacionais