Conexão de Saberes, uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), do Ministério da Educação e do Observatório de Favelas, que na UFRJ está ligada à Pró Reitoria de Extensão (PR5), iniciou no dia 22 de março, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o seu projeto Quintas de Diálogos. A idéia, que tem programada mais três encontros, sempre na terceira quinta-feira de cada mês, é ter um espaço de formação e debate com temáticas atuais que propiciem o diálogo entre a universidade e a sociedade.
O primeiro encontro – Educação em / para Direitos Humanos: implicações para a universidade – contou com a presença da professora Vera Maria Candau, da pós-graduação da PUC, e da professora Maria Lídia de Souza, do programa de pós-graduação da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ.
Vera Maria, iniciou seu discurso com embaraço pela situação paradoxal na qual o Rio de Janeiro se apresenta: “como falar de Direitos Humanos nesse momento peculiar do RJ?”, questiona-se a professora que complementa dizendo que a hora mais dramática é o momento certo para aprofundar assuntos delicados.
Sobre o panorama mundial dos direitos Humanos, Vera acredita que se vive um retrocesso. “Tudo começa com setembro de 2001. Em nome da segurança global, começam a legitimar práticas até então esquecidas, como a tortura, por exemplo”, declara a educadora.
Sobre a relação da educação superior com os Direitos Humanos, demonstraram-se inúmeros casos. “As universidades tem que formar sujeitos de direitos. Tem que trabalhar nessa construção individual. A penetração disso se faz na formação de todo o profissional, que não pode ser criado apenas com visões mercantis e tecnicistas”, expõem professora Vera.
Candau defendeu ainda a valorização da memória histórica das lutas pelos Direitos Humanos, a reflexão das questões dos DH em diferentes carreiras e a gestão democrática e participativa nos diferentes níveis da universidade. “E principalmente: o estudante tem que problematizar a cultura da universidade. Ele deve questionar-se o porquê das coisas”, conclui.
Maria Lídia, da ESS da UFRJ, preferiu, primeiramente, prover um arcabouço teórico sobre Direitos Humanos, a fim de embasar sua palestra. Após esse momento, relatou experiências da UFRJ que dialogam com o assunto. “Temos muitos projetos bons, como o vestibular comunitário, programa de alfabetização, mas o que mais me estimula é o que é voltado para trabalhadores rurais do movimento do MST”, declara a professora.
Saiba mais sobre o Conexão de Saberes
O Conexão de Saberes é um projeto que busca a democratização do acesso superior no Brasil. Ele está implantado em inúmeras universidades federais e, na UFRJ, na qual já está há 2 anos, é voltado para o acesso e permanência de estudantes oriundos de comunidades populares e periferias do Rio de Janeiro.
Entre os seus objetivos, está a ampliação de diálogo entre as instituições de ensino superior e setores populares, o que justifica a implantação das Quintas de Diálogos.