O Ministro Olívio Dutra reservou o período da tarde de sua agenda no Rio, segunda-feira, 6 de outubro, para um encontro inédito: quer ouvir os trabalhadores de cooperativas populares e debater sobre as políticas públicas para os centros urbanos. O encontro acontecerá na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares/COPPE/UFRJ durante o seminário O Papel da Universidade no Combate às Causas Estruturais da Pobreza através do Cooperativismo Popular. Na ocasião, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares-ITCP terá o ministro como testemunha na assinatura de contratos de parceria com a Eletrobrás, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e as Prefeituras do Rio de Janeiro, São Paulo e Alvorada (RS), entre outros.
O contrato a ser assinado com a Eletrobrás vem somar-se aos esforços de fortalecimento do cooperativismo popular e organização de novos grupos como estratégia de combate ao desemprego. Através do convênio assinado com a Prefeitura de São Paulo, a ITCP executará o projeto de desenvolvimento de indicadores, monitoramento, avaliação e marco legal para consolidação do processo de formação de cooperativas no município de São Paulo. Com a Prefeitura de Alvorada/RS a ITCP assinará convênio de cooperação técnica para a qualificação produtiva de empreendimentos integrados ao Programa de Economia Popular Solidária do município.
Vencedora do edital do Programa Favela Bairro (PROAP II), da Prefeitura do Rio de Janeiro, a ITCP/COPPE é responsável pela execução do projeto Orientação para Integração Econômica, com o objetivo de elaborar diagnóstico e identificar potencialidades e vocações de trabalho dos moradores da Zona Oeste da cidade e interligar cadeias produtivas de empreendimentos através da constituição de uma Rede de Economia Solidária.
Com o Governo do Estado do Rio de Janeiro a ITCP/COPPE assina contrato para desenvolver o Projeto de busca de autonomia, dignidade, trabalho e renda, através do empreendedorismo, cooperativismo e associativismo como alternativas de mercado de trabalho para menores infratores e jovens ex-infratores no Estado. Ainda com o Estado a ITCP firmou convênio para o Desenvolvimento de Metodologias para Monitoramento, Avaliação e Consolidação do Processo de Autogestão Comunitária de Recursos Naturais de Microbacias do Norte – Noroeste Fluminense, por Meio de Incubadoras Rurais Sustentáveis, no âmbito do Projeto de Gerência Integrada de Agro-Ecossistema no Norte e no Noroeste Fluminense.
Com a proposta de solucionar o problema do destino final dos rejeitos urbanos e a procura por novas fontes energéticas, o Projeto Usinaverde se propõe a incinerar parte do lixo urbano para a produção de energia elétrica. Para sua execução está sendo contratado um grupo incubado pela ITCP, responsável pela formação e o processo de inclusão destes trabalhadores no mercado. Para tal, durante a cerimônia, será assinado um Protocolo de Intenções.
Finalmente, a ITCP assina Protocolo de Intenções com o Deputado Federal Tarcísio Zimermmann, presidente da Subcomissão de Economia Solidária da comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados para assessoria técnica ao processo de constituição dos marcos legais da economia Solidária no Brasil.
Neste contexto de consolidação do programa de fortalecimento do cooperativismo popular, a proposta do seminário é aprofundar o debate sobre o atual momento da economia e a crescente presença do cooperativismo e da autogestão no cenário da política nacional, reunindo representantes de governos municipal, estadual e federal, parlamentares, universidades, redes de empreendimentos solidários, cooperativas e empresas autogestionárias, em painéis que abordarão desde o papel da extensão universitária nas novas relações de trabalho às políticas públicas para as cidades brasileiras.
Após o encontro, Olívio Dutra já aceitou convite para participar do churrasco oferecido pelas cooperativas populares. A programação prevista para o período de 9 às 18h do dia 06 de outubro de 2003 pode ser encontrada no site www.itcp.coppe.ufrj.br.
Categorias
Olívio Dutra participa de seminário na UFRJ
No dia 6 de outubro, segunda-feira, a UFRJ recebe Ministro das Cidades, Olívio Dutra, para um debate sobre políticas públicas nos centros urbanos.