Pelo terceiro ano consecutivo, o Coppead/UFRJ foi a única escola de negócios brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo no ranking do jornal britânico Financial Times. No ranking 2003, que acaba de ser divulgado, o Coppead aparece como uma das escolas que melhor recolocam seus alunos no mercado – após o curso, eles passam a ganhar em média 134% mais. A escola brasileira também foi reconhecida com uma das instituições de ensino que mais valorizam o potencial feminino. Com um dos maiores percentuais de mulheres no corpo docente (42%), nesse quesito o Coppead passou à frente das badaladas universidades de Wharton e Harvard, que na classificação geral ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Outros itens em que o Coppead também se destacou foram a satisfação do aluno (7º lugar); experiência internacional (6º lugar), que avalia a quantidade e qualidade dos intercâmbios mantidos pela instituição; e percentual de doutores no quadro docente (a escola está entre as doze que contam com 100% de doutores). Por estas e outras razões, o Coppead ganhou três menções no Top 10 – um desdobramento do ranking baseado na opinião dos alunos. Ficou em 1º lugar no quesito “relevância da marca”, superando Harvard; e teve duas de suas áreas de concentração – Finanças e Comportamento Organizacional – reconhecidas por sua excelência, ao lado de escolas como Wharton, Chicago, NYU, Yale e Northwestern (EUA) e da francesa Inseade.
O ranking
O ranking do Financial Times é um dos mais respeitados no mundo dos negócios. Entre as 100 melhores escolas listadas neste ano estão 57 norte-americanas, quatorze do Reino Unido, oito do Canadá, quatro da França, três da Espanha, três da China, uma do Brasil e uma da Argentina.
O ranking do Financial Times inclui somente programas de MBA de dois anos em tempo integral, pré-selecionados em escolas de todo o mundo, e se baseia em três critérios: sucesso profissional dos ex-alunos (peso de 55%), diversidade do corpo docente e discente (20%) e qualidade de pesquisa (25%). O Financial Times enviou questionários para cada escola selecionada e também para os ex-alunos graduados três anos do ranking, isto é, em 1999, de forma que se pudesse acompanhar sua evolução profissional no curto prazo.
Categorias
COPPEAD no ranking do Financial Times
Pelo terceiro ano consecutivo, o Coppead/UFRJ figurou no ranking das melhores escolas de negócios organizado pelo jornal britânico Financial Times, um dos mais respeitados do ramo. O COPPEAD se destacou em diversos itens.