Estão abertas até o dia 24/10, no site da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), as inscrições para o novo concurso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 125 vagas para o cargo de professor assistente A1, em diversas áreas do conhecimento. As remunerações vão de R$ 4.326,60 (20h) a R$ 13.288,85 (40h, em regime de dedicação exclusiva ‒ DE).
O novo certame destina 30% das vagas para ações afirmativas, conforme prevê a Lei nº 15.142/2025: 25% para negros (pretos e pardos), 3% para indígenas e 2% para quilombolas. Este é o primeiro concurso realizado pela UFRJ com base na nova lei, que ampliou e atualizou a política de cotas no serviço público federal. Antes, as cotas correspondiam a 20% do total de vagas e eram destinadas somente aos negros. Há, ainda, a destinação de 5% do total das vagas para pessoas com deficiência.
Em edital complementar, a ser publicado, o procedimento operacional de distribuição das vagas destinadas às ações afirmativas será detalhado. O objetivo é garantir a efetividade da política.
“As mudanças vão exigir de toda a comunidade da UFRJ um novo compromisso: abandonar formas conservadoras e pouco eficazes de concurso, e adotar modelos mais transparentes, inclusivos e alinhados à legislação atual em torno das ações afirmativas. Sem isso, não há como garantir a efetividade da política”, afirmou a superintendente-adjunta da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (Sgaada), Cecília Izidoro.
Este é também o primeiro concurso para professor da UFRJ desde as mudanças nos planos de cargos e salários dos docentes, que tornaram a carreira mais atrativa pelo aumento do salário de entrada. Os novos servidores da Universidade deverão entrar em exercício já no ano que vem. “Estamos trabalhando para garantir as nomeações ainda em 2026, que, por ser ano eleitoral, somente permite nomear candidatos de concursos homologados até três meses antes do pleito. Nosso compromisso é com a recomposição da força de trabalho docente da UFRJ”, afirmou a pró-reitora de Pessoal, Neuza Luzia Pinto.
Especialidades contempladas e requisitos
As oportunidades estão distribuídas em diversas áreas do conhecimento, tais como: Engenharia, Administração, Artes Visuais, Enfermagem, Música, Ciências Contábeis, Letras, Medicina, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Terapia Ocupacional, Odontologia, Direito, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Estatística, Nutrição, Gastronomia, Química, Farmácia e Antropologia.
A maioria das vagas requer titulação de doutorado, embora o requisito exato dependa da área de atuação.
Provas e títulos
O edital prevê a realização das provas do concurso entre os dias 23/1 e 16/4/2026. O resultado final, sujeito a recursos, sairá até 21/5/2026.
Informações sobre as provas de títulos serão divulgadas no site da PR-4, antes do fim do período de inscrições.