Marco da arquitetura moderna brasileira, localizado no Centro do Rio de Janeiro, o Palácio Gustavo Capanema volta a receber visitas educacionais a partir de 7/8. O espaço foi recentemente inaugurado, depois de quatro anos de obras de restauração, com verbas do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A UFRJ fará parte desse momento histórico por meio de uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU UFRJ) e o Ministério da Cultura (MinC).
A parceria foi consolidada por uma ação de extensão, coordenada por professores da FAU. As visitas educativas serão conduzidas por estudantes da Faculdade. A ação dialoga com pesquisas da FAU e tem apoio das Diretorias Adjuntas de Extensão e de Pesquisa, do Laboratório de Narrativas em Arquitetura (Lana/Proarq) e do Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital (Laurd/Prourb). Em apoio às visitas, a FAU também está produzindo uma exposição permanente sobre o edifício, instalada no segundo pavimento.
Segundo Guilherme Lassance, diretor da FAU, a Faculdade foi escolhida para a ação pelas suas atuações anteriores na área: “A parceria surgiu através de um contato do MinC com a Prefeitura do Rio, que nos indicou como órgão competente para essa ação cultural, dada a nossa atuação com parcerias culturais junto à instância municipal”.
A retomada das visitações ao Palácio representa uma política pública de valorização da arquitetura enquanto dimensão cultural. “A arquitetura é uma dimensão importante da política cultural e, muitas vezes, não damos a devida atenção. Desde 2023, buscamos mudar isso. Essa é uma ação educativa, formativa, um trabalho de reforço do nosso compromisso em fazer do Capanema um espaço cada vez mais popular, mais próximo das pessoas”, afirma Márcio Tavares, ministro interino da Cultura.

Inicialmente a visitação acontecerá às quintas e sextas-feiras, pela manhã e à tarde, em português e inglês, com ampliação acontecendo gradativamente à medida que a infraestrutura do Palácio permitir. O agendamento pode ser realizado nos sites do MinC e da FAU, pelo link.