O curso de graduação em Enfermagem da UFRJ é oferecido pela Escola de Enfermagem Anna Nery (Eean), que tem por princípio básico a formação de enfermeiros no processo de educação e trabalho. Nele, os estudantes operam saberes e múltiplos instrumentos com a finalidade de promover, reabilitar, reduzir agravos, recuperar e/ou manter a saúde de pessoas, grupos sociais (famílias e outros) ou coletividades. Nesse sentido, o cuidado de enfermagem é a ação terapêutica própria da profissão, que se constitui numa atividade universal, intrinsecamente valiosa à saúde e à vida humana.
O ingresso se dá principalmente pelo processo seletivo ofertado pelo edital Enem/Sisu, disponibilizado em dois semestres. Como em todos os outros cursos de graduação da UFRJ, metade das vagas são ocupadas na modalidade “ação afirmativa” e a outra metade na modalidade “ampla concorrência”. O número de vagas do curso de graduação em Enfermagem é de 72 vagas por semestre, totalizando 144 vagas por ano.
Em função da liberação de vagas oriundas de evasão ou de outra natureza, a cada semestre é permitido o acesso por meio do processo seletivo nas seguintes categorias: ingresso decorrente de isenção de participação ao sistema de seleção; ingresso por transferência externa; ingresso por mudança de curso e campus/polo. Outras formas de ingresso são decorrentes de convênio cultural, concedido a estudantes estrangeiros beneficiados por convênio internacional, e de cortesia, concedida a funcionários estrangeiros de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira e organismos internacionais e a seus dependentes que venham a servir no Brasil.






Além disso, também é possível realizar o acesso por transferência externa facultativa e isenção de concurso de acesso, bem como por processo seletivo interno, a partir de editais de mudança de curso e reingresso especial. Os candidatos aptos a participar do processo seletivo são os estudantes que já possuem o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, ou que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de realização do concurso.
O enfermeiro, como profissional de saúde, atua como pilar de um processo sustentado na prática da ciência, da arte e do ideal da enfermagem, que estão a serviço da saúde e do bem-estar humano. A partir desses cuidados, é possível oferecer prevenção, promoção, proteção e reabilitação. As aulas do curso, que são no formato integral e têm duração de dez semestres, são realizadas na Escola de Enfermagem Anna Nery, localizada na Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova.