Categorias
Meio Ambiente Pelo Campus

UFRJ terá uma política de sustentabilidade em 2024

Reunidas as ações na UFRJ, a meta agora é elaborar uma política de sustentabilidade que conte com o engajamento de toda a comunidade universitária

Concluído o levantamento realizado para listar as iniciativas e os aspectos necessários às políticas desenvolvidas por instituições brasileiras e estrangeiras para a implantação de um ambiente sustentável, o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da UFRJ parte para uma nova etapa: a elaboração de uma minuta da Política de Sustentabilidade. Em meados de dezembro, os integrantes estiveram reunidos para discutir as propostas e os princípios e definir eixos comuns de atuação, além de redefinir o novo nome do grupo, que receberá a denominação SER (Sustentabilidade Educação Regenerativa) e terá como slogan: “Conectando saberes para um futuro sustentável”.

A partir de fevereiro do ano que vem, será apresentada à Reitoria, ao Fórum de Decanos e Diretores, aos Conselhos de Centros e às entidades estudantis e sindicais o documento que irá nortear as ações nos campi universitários. “É um trabalho que tem sido instigante e propositivo para pensar o futuro da UFRJ e o compromisso socioambiental que devemos ter com a formação de nossos estudantes, com a forma como produzimos conhecimento e realizamos todas as nossas atividades. É uma mudança de postura individual e coletiva que desejamos capilarizar em toda a Universidade para semear fecundas sementes na sociedade”, disse o coordenador do GT, professor Francisco Esteves.

A professora Laísa Freire definiu a reunião como essencial para apontar os caminhos e promover o engajamento de toda a comunidade universitária. “É um tema definidor para a existência da biota global como a conhecemos, e sua abrangência de proposições passa por todas as áreas da UFRJ – ensino, pesquisa, extensão e administração -, sendo preponderante estimular a contribuição da comunidade universitária para uma política de sustentabilidade que represente os anseios, a diversidade e a necessidade da nossa universidade em dialogar com o futuro que desejamos e precisamos.”

A Superintendência-Geral de Comunicação (SGCOM) da UFRJ já trabalha na elaboração de um site e de uma logo para trazer informações sobre os avanços do GT Sustentabilidade. O vice-decano do Centro de Letras e Artes (CLA) e professor da Escola de Belas Artes (EBA), Carlos Augusto Moreira da Nóbrega, o Guto Nóbrega, apresentou algumas propostas de slogan. A identidade visual deve ficar pronta antes do início das apresentações para a Reitoria e para a estrutura média da UFRJ.