UFRJ terá parceria com gigante da Tecnologia de Informação e Comunicação

Estudantes poderão fazer cursos da Huawei gratuitos com certificação reconhecida pela indústria

Para estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está ingressando em uma parceria com a chinesa Huawei, que opera em mais de 170 países e atende a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo. A primeira reunião com representantes da multinacional ocorreu em meados de dezembro, quando o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, e a superintendente-geral de Tecnologia e Informação da Universidade, Ana Maria Ribeiro, receberam o vice-presidente do Grupo de Negócios Empresariais (EBG), Josh Li/Jianbo Li, e o gerente de Talentos e Ecossitemas, Victor Montenegro, da Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda.

Em junho do ano passado, a empresa chinesa assinou um acordo com o Ministério da Educação (MEC) que prevê o desenvolvimento de talentos e soluções digitais educacionais, de forma gratuita, destinados à rede de educação federal, estadual, distrital e municipal. A Huawei disponibiliza na plataforma MECPlace duas soluções para que as instituições de ensino possam se associar: a ICT Academy e o StorySign.

O programa ICT Academy traz conteúdos de Big Data, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, 5G, entre outros, por meio de materiais didáticos (videoaulas, slides e guias de laboratórios) e exames. Após a realização de todas as atividades, os estudantes obtêm os certificados de conclusão dos cursos, reconhecidos pela indústria. No Brasil, mais de 100 instituições de ensino fazem parte da ICT Academy.

Para o reitor, é de grande importância envolver outras culturas no processo de aperfeiçoamento de professores, estudantes e técnicos-administrativos. “Devemos estar atentos à construção de oportunidades que atendam as necessidades das instituições e empresas de ensino superior com o objetivo de estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação. E não apenas no cenário ocidental do Hemisfério Norte. Devemos nos aproximar dos países da Eurásia e dos que integram o Brics”, afirmou.

O ICT Academy é um programa global que abrange não só todo o processo e desenvolvimento de talentos, mas a capacitação de instrutores, configuração do ambiente de laboratório e certificação de talentos. De acordo com a superintendente da TIC, o diálogo com a Huawei foi bastante produtivo e promissor. “Apresentamos as limitações de nosso parque tecnológico atual e a necessidade de a UFRJ, como universidade de importância nacional e internacional e a mais antiga do Brasil, poder ofertar à sua comunidade o que tem de mais avançado na área de TIC”, concluiu.