Inscrições para o Sisu 2024 terminam na quinta

Universidade Federal do Rio de Janeiro lidera a oferta de vagas entre todas as instituições

Começam hoje as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a oferta de vagas entre todas as instituições, com 9.240 das 264.360 oferecidas, pelo Brasil inteiro. O sistema do Sisu seleciona os estudantes com base na nota obtida na última edição do Enem até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, conforme as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para a Lei de Cotas. O interesse do estudante deve ser manifestado até 23h59 de 25 de janeiro.

As chances são para os campi Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé, além das unidades isoladas, para ingresso no primeiro semestre. Maior universidade federal do Brasil, a UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 (Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas) e organizada como universidade em 1920. Com 172 cursos presenciais de graduação, quatro de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado), a universidade está sempre com boa pontuação nos rankings de avaliação.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ganhou pontos no THE World University Ranking 2024, respeitado ranking internacional, e manteve o posto de melhor universidade federal do Brasil. A Universidade também foi classificada como uma das melhores instituições de ensino superior do planeta, segundo a vigésima edição do ranking das melhores universidades do mundo: edição de 2024 do Quacquarelli Symonds (QS) World University Rankings.

O estudo Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, da Elsevier, lista os cientistas mais influentes do planeta em diversas áreas do conhecimento. A pesquisa, que é elaborada por John Ioannidis, com cientistas da Universidade Stanford (Estados Unidos), apontou 75 docentes da UFRJ entre os principais nomes. O ranking está na quinta edição e foi publicado em outubro.

São numerosos os ex-alunos notáveis que passaram pela UFRJ, como o indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Osvaldo Aranha; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; a jornalista Fátima Bernardes e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, prêmio oferecido a matemáticos com até 40 anos de idade e considerado equivalente ao Prêmio Nobel.

Com 19 entes museais, 1.456 laboratórios, 44 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional, a UFRJ se destaca no cenário nacional entre as que mais produzem ciência no Brasil, a. Informações adicionais sobre o processo seletivo da UFRJ podem ser encontradas no site do Acesso à Graduação. Em caso de dúvidas, envie e-mail para acessograduacao@ufrj.br.