Institucional Pelo Campus

Universidade firma parceria com Embratur

Parque Tecnológico desenvolverá soluções inovadoras a fim de impulsionar a atividade turística, gerando mais empregos e renda

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, assinaram, no dia 5/12, um protocolo de intenções que permitirá ao Parque Tecnológico da UFRJ desenvolver soluções inovadoras para impulsionar o turismo em todo o país. O acordo pretende gerar empregos e renda, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico brasileiro.

A parceria entre a Embratur e o Parque Tecnológico prevê a execução de ações conjuntas para a colaboração na promoção de atividades, projetos e programações especiais, o que promoverá maior atuação e a cooperação no impulsionamento da inovação na atividade turística, de produtos e serviços.

De acordo com Medronho, a iniciativa é o primeiro passo da longa jornada de superação para o Rio de Janeiro. “O diretor do parque, o Romildo Toledo está entusiasmadíssimo com essa iniciativa, e eu mais ainda, por conhecer a trajetória de Marcelo Freixo na contribuição para nosso estado e o país”, revelou o reitor.

Para Freixo, essa parceria é estratégica e representa um passo fundamental que permitirá explorar novas oportunidades, utilizando-se a inovação como catalisador para impulsionar o turismo nacional. “Temos a certeza da relação entre a inovação e o turismo. Começamos com o Embratur Lab no Rio de Janeiro, pois entendemos o potencial do Rio nesse setor, e agora firmamos esse acordo com o Parque Tecnológico da UFRJ, visando a todo o país. O turismo é uma grande atividade econômica, geradora de emprego e renda do século XXI. O Brasil inteiro pode aproveitar e se beneficiar dessa parceria”, afirmou.

Segundo o diretor do Parque Tecnológico, Romildo Toledo, a parceria deverá estabelecer um ambiente propício para a criação de novos empregos, o desenvolvimento de novas habilidades e o estímulo às economias local e nacional. “A inovação é fundamental para o turismo. Ela impulsiona o desenvolvimento e traz avanços para os serviços, experiências e tecnologias, aumentando a atratividade e competitividade dos destinos. A inovação permite ainda que se ofereçam experiências personalizadas, sustentáveis e eficientes. Permite que se atraiam mais público e promoção do crescimento econômico”, concluiu ele.