Pelo Campus Saúde

Escola de Enfermagem Anna Nery completa 100 anos

Evento no Quinhentão marcou o fim das atividades comemorativas do centenário

Em 1923 era criada no Rio de Janeiro aquela que se tornaria uma referência na educação e formação em Enfermagem no âmbito nacional: a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2023, a escola completou o primeiro centenário. Durante o ano, foram realizadas diversas ações em comemoração à data. Em 18/12, a EEAN organizou o evento Encerramento das Comemorações do Centenário da Escola de Enfermagem Anna Nery, que ocorreu no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão.

O encontro contou com mesa de abertura, mesa solene e homenagens a personalidades que fizeram e fazem parte da história da escola, além de uma apresentação do grupo de choro Sôdade Brasilis, da Escola de Música da UFRJ, coordenada pelo professor Sérgio Alvares. A mesa de abertura, que celebrou a diversidade religiosa, teve como participantes Margos Antonio Reis Madeira, diácono da Paróquia São José Operário, na Ilha do Governador; Luciano Fuly, pastor da Igreja Presbiteriana Unida de Acari; Luci Alves, ialorixá Luci D’Xangô, do Centro Espírita Umbandista Vovó Maria Conga de Angola e Caboclo Tupinambá das Matas; Janice de Souza Bastos, ialorixá Janny D’Ogum, da instituição Ilé Àsé Ayê D’Gun; e  Kunti Devi Dasi, representante Hare Krishna. Todos eles destacaram a necessidade de respeito às diversas religiões.

Já a mesa solene, presidida pelo reitor da UFRJ, Roberto de Andrade Medronho, contou com a participação das professores  Maria da Soledade Simeão dos Santos, representando o Centro de Ciências da Saúde (CCS); Elizabeth Pimenta Araújo Paes, diretora da EEAN; e  Silvia Teresa Carvalho de Araújo, vice-diretora da escola. De início, Paes prestou homenagens a todas as ex-diretoras, professores, alunos e funcionários que construíram a EEAN. Para pensar sobre o futuro, ela afirmou ser necessário não esquecer o passado: “Precisamos ter o passado como referência para nos guiar e nos direcionar a buscar do futuro tudo que ele pode oferecer enquanto oportunidade de formar os profissionais necessários ao sistema de saúde e à nossa realidade”.

Araújo fez questão de destacar que o trabalho realizado na EEAN considera a realidade social dos atendidos: “Na Escola de Enfermagem Anna Nery o trabalho em saúde passou a ser fundamentado nos determinantes sociais, porque é preciso considerar que a vida das pessoas é diretamente afetada por suas condições de existência, o que de maneira concreta coloca nossos estudantes diante da realidade social e os aproxima do conceito e das ações da equidade tão importantes para a formação de profissionais de saúde que precisam entender a lógica da justiça social no trabalho profissional”. A vice-diretora também refletiu sobre os planos para o futuro: “Além de todo o trabalho que se faz na Escola de Enfermagem, os próximos 100 anos nos reservam grandes conquistas na consolidação de estratégias que favoreçam a mobilidade acadêmica dos estudantes de graduação em intercâmbios internacionais. Há um forte desejo dos estudantes de Enfermagem de poder visitar outras instituições estrangeiras e levar para elas a nossa contribuição. Outro grande desafio é a recuperação das salas e dos laboratórios de Enfermagem, seja no Pavilhão de Aulas ou aqui nos espaços do Centro de Ciências da Saúde”, revelou.

Durante a cerimônia, aconteceram também várias homenagens. Para a deputada federal Jandira Feghali,em nome de todas as autoridades públicas que contribuíram para a história da EEAN; a Liga Acadêmica de Enfermagem em Emergência Pré e Intra-hospitalar da UFRJ; o Centro Acadêmico Sandra Cristina Feitosa; a Associação Acadêmica Atlética da Escola de Enfermagem Anna Nery; os formandos da turma Francimar Tinoco de Oliveira; a Associação de Ex-Alunos da EEAN; as professoras Nébia Maria Almeida de Figueiredo,  Cláudia Santos, Maria Manuela Vilanova Cardoso, Ivone Evangelista Cabral, Carla Luzia França Araújo e Neide Aparecida Titonelli Alvim; o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro; a Associação Brasileira de Enfermagem Nacional; a Associação Brasileira de Enfermagem Seção RJ; o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro; a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); a Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF); a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); a Faculdade Arthur Earp Neto/ Curso de Enfermagem/Petrópolis; a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; a coordenação da Área de Planejamento 1.0 SMS/RJ; a Coordenação da Área de Planejamento 3.1 SMS/RJ; a Associação Latino-Americana das Escolas y Facultades de Enfermería (Aladef); o Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil; o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG): o Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis; a Divisão de Enfermagem do Hospital-Escola São Francisco de Assis e a  Maternidade-Escola da UFRJ.

A história da EEAN é marcada e muito conhecida pelo Pavilhão de Aulas, um prédio com três andares no estilo neocolonial carioca, na Cidade Nova. Em comemoração ao centenário da escola, o Conexão UFRJ visitou o edifício e contou essa história. Confira aqui.